Michelle explica que essa é uma forma de ir até a população. “Nesse ano não iremos realizar campanha no SAE; optamos por ir até os PSFs em regiões estratégicas para ofertarmos os serviços de uma forma cada vez mais próxima da população”, explica.

Outra novidade é o atendimento em horário noturno, o que possibilitará que toda a população procure os PSFs. “É uma forma de contemplar quem trabalha o dia todo e não tem como procurar atendimento em horário comercial”, reforça.

A coordenadora salienta que inicialmente o público-alvo preferencial é formado por homens. “Eles relutam muito em procurar ajuda médica, em realizar exames”. Mas, as atividades estarão abertas para toda a comunidade “mulheres, jovens com mais de 18 anos também podem e devem procurar o atendimento”, completa.

Além dos PSFs também serão realizadas palestras em empresas, tanto para funcionários como para o setor de Recursos Humanos para destacar direitos de pessoas soropositivas. “Pessoas soropositivas não podem ser trocadas de setor por preconceito ou ainda demitidas por enfrentarem a doença. Seus direitos precisam ser conhecidos e respeitados,” lembra.

Durante todo o mês, carca de 500 testes rápidos serão ofertados nos PSFs e empresas. “Além disso, há a testagem diária no próprio SAE”, diz Michelle.

Dados de Sorriso

Hoje Sorriso oferta tratamento gratuito para 460 pacientes positivos para HIV/AIDS com faixa etária de 18 anos até acima de 60 anos. De 1º de janeiro de 2021 até o momento, 72 pacientes testaram positivo; um crescimento de 84,61% em relação à 2020 quando 39 pessoas haviam testado positivo. Nesse ano, a maioria dos casos positivos são de pessoas de 18 a 42 anos de idade.

Michelle frisa que um dos fatores que talvez explique o aumento de casos em 2021 é justamente a pandemia da covid-19. Como os sintomas das enfermidades são parecidos com febre alta, dor de garganta e diarreia, tardou-se o diagnóstico. “Inicialmente esses pacientes pensaram estar com covid-19 e demoraram a nos procurar”, destaca.

Vale lembrar que os exames tanto para HIV; hepatites B ou C e sífilis precisam ser incluídos aos hábitos de rotina. “Principalmente para quem tem uma vida sexual mais ativa a recomendação é fazer a cada seis meses o teste”, ressalta. Os quatro exames são ofertados pelo SAE. A coordenadora reforça outra dica: a importância do uso de preservativo em relações sexuais. "Esse é um método eficaz de se prevenir contra qualquer DST (Doença Sexualmente Transmissível)", pontua.

E ainda, quem tiver qualquer dúvida ou suspeita de uma das quatro enfermidades, pode procurar atendimento diretamente no SAE no horário das 7 às 11 horas pela manhã e das 13 às 17 horas à tarde. O SAE fica na Avenida Porto Alegre, bem próximo à UPA.