Nesta segunda-feira (19), os comandantes gerais dos Corpos de Bombeiros da Amazônia Legal estarão reunidos para debater estratégias de prevenção a incêndios. O encontro será na sala de reuniões da Prefeitura Municipal, às 15h e contará com a participação de comandantes do Corpo de Bombeiros dos estados do Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Amapá, Roraima, Tocantins e Maranhão, além do estado anfitrião, Mato Grosso.

Em visita à Prefeitura Municipal, o comandante geral-adjunto do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso, coronel Cesar Viana de Brum, destacou a importância da reunião para alinhar estratégias. “Vamos discutir a integração entre os estados da Amazônia Legal. Alinhando estratégias, poderemos receber apoio e apoiar os demais estados em caso de grandes incêndios florestais, tanto com equipamentos quanto com profissionais”, pontuou.

O coronel salientou ainda que a reunião antecede a inauguração do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e a Base do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM), de Combate à Incêndio Florestal, anexo ao Aeroporto Adolino Bedin, programada para quarta-feira (21). A Base é a primeira da Amazônia Legal. “Será um momento para pensarmos nos projetos a serem apresentados ao Fundo da Amazônia”, explicou.

O comandante geral-adjunto destaca a importância de a Base ter sido construída em Sorriso. “A partir daqui, poderemos operar em todo o Estado”, disse. Outro ponto de destaque é a instalação da Base na região do agronegócio, salientou o coronel.

Além do coronel César, participaram da reunião com o secretário de Governo, Luis Fábio Marchioro, o comandante da 10ª Companhia Independente de Bombeiro Militar, capitão Weber Dionísio Batista Júnior, os tenentes Lucas Callegário e Gustavo Souza.

Ciclo de palestras

Também integrando a programação oficial da semana, amanhã (20), cerca de 100 profissionais do Corpo de Bombeiro Militar de todo o Estado estarão em Sorriso para de um Ciclo de Palestras de Incêndio Florestal. O ciclo será no Centro de Eventos Ari José Riedi, com início às 8h. Entre as temáticas, estão palestras que tratam da gestão de combate à incêndios florestais no Estado;  aviação de combate à incêndios; impacto do fogo no Bioma Amazônico; atuação do Ciopaer, dentre outros temas.

Encerrando a programação de amanhã, às 19h, também no Centro de Eventos Ari José Riedi, a banda do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso irá realizar uma apresentação aberta ao público.