“Dar respostas rápidas e propiciar amparo a associações, empresas, investidores locais e investidores de fora que desejam se instalar em Sorriso, esse é o nosso grande objetivo”, destacou o prefeito Ari Lafin ao participar nesta manhã (11), de uma reunião sobre desburocratização de processos promovida pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo.

Participam do evento cerca de 50 contadores que juntamente com representantes das secretarias de Indústria, Comércio e Turismo, Fazenda, Administração e Agricultura e Meio Ambiente, estão discutindo juntos maneiras de tornar mais simples o processo burocrático para abrir e fechar empresas.

Segundo o responsável pela pasta de Indústria, Comércio e Turismo, Cláudio Drusina, o encontro surgiu devido à necessidade de “soluções rápidas. Vamos realizar um estudo das dificuldades enfrentadas pelos escritórios contábeis na hora de abrir empresas, ouvindo deles os principais entraves”, explicou.

Drusina ressaltou ainda que a intenção é desburocratizar. “Vamos analisar e ver quais são os principais problemas, se estão na parte ambiental, burocrática e depois de mapearmos vamos juntos encontrar soluções”, pontuou. Segundo ele, ouvindo quem atua como ponte entre os empresários – contadores -, essas soluções podem ser encontradas de forma mais ágil e rápida.

Uma das pré-soluções já apresentadas no evento é a informatização do sistema de tributação. A intenção, de acordo com a diretora do departamento, Vanice Fronza, é disponibilizar cadastros e documentação de forma online para contadores.

Além de profissionais liberais cadastrados no Conselho Regional de Contabilidade, participam do evento representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas, Associação Comercial e Empresarial de Sorriso e da Delegacia do CRC.