Nesta manhã (26), os secretários municipais de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, e de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, Felipe Dias Mesquita, receberam os policiais rodoviários federais, André Luiz Ferreira e Giovanni Machado, para definir os detalhes da 15ª edição do Festival Estudantil Temático – Fetran, que terá Sorriso como uma das sedes das etapas regionais.

“O Fetran é uma oportunidade que temos de envolver crianças, jovens e adolescentes na discussão sobre o trânsito. Esse é um grupo de excelente multiplicadores, pois são eles que cobram as atitudes corretas dos adultos. Vale lembrar que o festival envolve não apenas os alunos que participam diretamente com o teatro, mas todo público escolar que se torna platéia nas apresentações”, pontua o policial rodoviário federal e chefe do Grupo de Educação para o Trânsito de Mato Grosso, André Luiz Ferreira.

Também presente na reunião, a coordenadora do Departamento de Cultura, Luana Castro, destaca que com a formação ofertada por meio da MT Escola de Teatro no ano passado, a expectativa é de que sejam apresentados excelentes espetáculos. “Estamos empenhados em ofertar uma boa estrutura para mostrar o talento dos autores e atores regionais nesta etapa”, enfatiza Luana. Ainda estavam presentes os representantes dos Departamento de Cultura, Antonio Ferreira de Paula, Rosimeri Felix e Lucinir Cioato.

O Fetran terá início em maio. A etapa de Sorriso será de 18 a 22 de junho, no Centro de Eventos Ari José Riedi. Esta é a 15.ª edição do Festival, que é promovido pela 2.ª Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso (PRF/MT), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT) e com o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran/MT).

No município, a organização da etapa Teles Pires está a cargo da Administração Municipal, por meio da parceria entre as secretarias de Educação e Cultura; e de Segurança, Trânsito e Defesa Civil. Além de Sorriso, também haverá etapas regionais em Primavera do Leste (Araguaia), Querência (Xingu), Jaciara (Aricá Mirim), Pontes e Lacerda (Guaporé), e Várzea Grande (Cuiabá).

A grande final, quando se reúnem os melhores espetáculos de cada região, será em Cuiabá, de 10 a 14 de setembro. O Fetran é dividido em quatro categorias: Infantil (alunos da Educação Infantil e  Ensino Fundamental, com idade entre 5 e 11 anos); Infantojuvenil (alunos do Ensino Fundamental, com idade entre 11 e 16 anos); Juvenil (Ensino Médio e tecnológico/ profissionalizante, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA), independente da idade); e Educação Especial (para escolas e institutos de alunos portadores de necessidades especiais).

As inscrições ainda estão abertas e seguem até o dia 12 de maio, pelo site www.fetran.com.br. Os temas que os espetáculos devem abordar em cada categoria estão disponíveis no edital da competição, também disponível no site.