Outro ponto defendido pelo representante sorrisense foi a criação do Conselho Nacional dos Dirigentes das Guardas Municipais (CNDGM), cuja presidência da Região Centro-Oeste foi assumida pelo coordenador da GM de Sorriso, Márcio Pires. 

Segundo Pires, que também participou do Fórum de Segurança, a primeira pauta do conselho é a inclusão das Guardas Municipais no rol taxativo dos órgãos de segurança pública descrito no artigo 144 da Constituição Federal.

“Dentre as atribuições das Guardas estão a proteção de bens, serviços e instalações pertencentes aos municípios, bem como a integridade física e a segurança de toda e qualquer pessoa. Sendo assim, nada mais justo que nossa função esteja inserida na constituição para que tenhamos as mesmas obrigações e direitos dos demais servidores da segurança pública”, assinala.

“Compartilhamos nossa expertise e também assimilamos muitas experiências exitosas. A próxima etapa é transmitir esse aprendizado para os demais integrantes da tropa, e com isso melhorar ainda mais a segurança pública de Sorriso”, complementa Moura.

Entre as ações já definidas pela Administração Municipal está o reforço em trabalhos sociais, educativos e preventivos a fim de criar um vínculo ainda maior com membros de entidades representativas e religiosas, profissionais de ensino, estudantes, comerciantes e a sociedade de modo em geral.