Representantes da Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer do Estado de Mato Grosso (SAEL) reuniram-se na sexta-feira (6) com a secretária de Educação e Cultura, Lucia Drechsler; com o secretário de Esporte e Lazer, Júnior Brandão;  gestores das redes de edução e  agentes de trânsito do município. Em pauta, questões técnicas ligadas à organização da fase estadual dos Jogos Escolares da Juventude, como a data para realização do evento esportivo, alojamentos, além da proposta pedagógica do evento. Neste mês, Sorriso promove a etapa municipal da competição e, em julho será a sede da etapa estadual das disputas coletivas da categoria B.

Geraldo Duarte, representante da SAEL, destacou o desempenho que o município vem tendo nas competições em que participa. “Hoje a capital do agronegócio é destaque estadual e nacional em diversas modalidades esportivas”.

“Os Jogos vão enriquecer a prática de esportes dentro de todas as escolas do município, e o poder público municipal dará todo o apoio para que esta etapa seja realizada com sucesso”, enfatizou Brandão.

Os Jogos Escolares irão promover ainda um grande intercâmbio cultural entre os estudantes de todo o Estado. “O evento cria uma grande expectativa em toda a rede escolar, não apenas pela dimensão da competição, mas também pela possibilidade que os estudantes têm de, por meio da prática esportiva, trabalhar questões ligadas aos próprios limites e ao convívio social”.

Após a reunião, o secretário Junior Brandão acompanhou os representantes da SAEL em uma visita técnica nos locais dos Jogos. Os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso serão realizados em nove etapas regionais e duas etapas estaduais. A categoria B da Fase estadual será em Sorriso no mês de julho.

É esperada uma média de mil e quinhentos atletas de outros municípios somente na etapa realizada em Sorriso. Ao todo, o evento reúne cerca de 10 mil estudantes (de 12 a 17 anos) que competem em modalidades como o atletismo, xadrez, ginástica rítmica, basquete, handebol, futsal e vôlei. Os Jogos Escolares são uma realização da Seduc, por meio da SAEL, em parceria com as cidades-sede do evento.