Fontes de inspiração

Os secretários Sperotto e Lincoln visitaram o Parque Tecnológico de Nova Mutum recentemente, e puderam verificar que a estrutura edificação com placas pré-moldadas foi utilizada lá. “É um parque com características diferentes do nosso, mas pudemos ver que a utilização do pré-moldado pode também ser feita aqui, o que acelera consideravelmente o processo de construção”, destacou Marcelo, reforçando que outros parques tecnológicos, como o de Piracicaba, no interior de São Paulo, também serviram de inspiração para elaborar o parque sorrisense.

Eduardo reforça que tal modalidade já está sendo referência em várias outras obras, como, por exemplo, unidades escolares que estão em fase de licitação, como uma escola municipal para a região do Residencial Mário Raiter. “Até o fim do ano queremos estar com todos os projetos prontos para levar à licitação”, estima. Ainda em pauta, a disponibilização de água no local, por meio de poço artesiano.

Acesso mais seguro

Ao mesmo tempo que se trabalha para garantir que o Parque esteja todo estruturado, a Administração Municipal também busca a melhoria do acesso ao local, com foco na segurança. Para tanto, Geller e Lincoln já seguiram, assim que a reunião terminou, para buscar apoio da Associação Pró-Asfalto Sorriso Ipiranga (Apasi).

Fontes de recursos

Responsável por articular todo o processo, Lincoln lembra que, no fim de junho, o projeto do Parque Tecnológico foi apresentado ao Governo do Estado. O secretário também acrescenta que estão sendo buscadas fontes de recursos para viabilizar as ações. “Já verificamos que podemos, por exemplo, utilizar recursos do Fundo do Meio Ambiente, na ordem de R$ 3 milhões, para tal finalidade, até porque a tecnologia de ponta, que será fomentada no Parque, traz, em seu bojo, ações que resultam em preservação de nossos recursos naturais”, complementa.

O Parque

Parque Tecnológico é uma estrutura que está sendo pensada pela Administração Municipal desde 2013 e projetada visando os próximos 30 anos de crescimento e desenvolvimento do município e região. O local está centrado em uma área de 100 hectares, adquirida pela Prefeitura de Sorriso para alocar laboratórios e campos experimentais tendo como foco a área agroalimentar. A intenção é trabalhar com tecnologia da informação, incluindo agricultura de precisão.

Entre os destaques, a área abrigará a instalação de laboratórios de pesquisa e campos de teste com plantio de gêneros agrícolas melhorados. É avaliada também a possibilidade de ao menos sete grandes empresas instaladas em Sorriso migrarem suas atividades para o empreendimento. Há ainda o interesse prévio do local servir de base para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT) e a Faculdade Mato-Grossense (Facem).

E, pensando em parcerias futuras e atuais, o Município já realiza um trabalho em conjunto com instituições como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT) e os Sistema S: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Social do Comércio (Sesc); Serviço Social da Indústria (Sesi); Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).