A iniciativa, que também começa a germinar no Bairro Nova Aliança, conta com apoio do Legislativo por meio de emenda impositiva destinada pelo vereador Marlon Zanella. Se, em uma frente, a equipe da Secretaria de Assistência Social (Semas), atua na mobilização das famílias; em outra, a equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) oferta o apoio técnico.

“Cada vez mais, de forma integrada e com a participação da Câmara, nosso trabalho é sistematizar e organizar este projeto-piloto, que alia saúde e geração de renda, para que possa ser estendido a outros pontos de Sorriso”, destaca o prefeito Ari Lafin.

“O Horta Comunitária integra o escopo do Programa Mesa Saudável, que deve ser oficialmente criado via projeto de lei que tramita na Câmara de Vereadores”, explica o agrônomo da Sama, Bruno Maia.

“Não há como se falar em qualidade de vida sem levar em consideração todos os aspectos do ser humano, e o acesso à alimentação saudável e variada é fator indispensável para o bem-estar de nossas famílias”, comenta a secretária de Assistência Social e primeira-dama do Município, Jucélia Ferro, explanando que o trabalho coletivo para manter a horta sempre bonitinha também traz resultados igualmente positivos. “São momentos de bate-papo, troca de experiências e de vivências, que ajudam no fortalecimento de vínculos familiares e também sociais”.

Para quem cuida de horta desde que “se entende por gente”, o projeto tem tudo para resgatar a cultura, que, aos pouquinhos, vem perdendo espaço no Município frente à expansão imobiliária. “Cuidar de uma horta é como cuidar de uma criança, exige atenção diária, cuidado, carinho e muita dedicação”, explica o coordenador de projetos da Sama, Carlos Ottoni, reforçando que a equipe técnica seguirá dando suporte aos novos horticultores, para permitir que, além de uma comidinha saborosa e nutritiva, o trabalho junto à terra possa garantir uma renda extra com a venda do excedente.