Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
“Em uma eventual necessidade já sabemos como agir, facilitando o trabalho e prestando um atendimento mais rápido à vítima”. A declaração é do guarda municipal de trânsito (GM) Neemias Alves, que, junto com outros colegas, participou, nesta quinta-feira (16 de fevereiro), da instrução ministrada pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) para representantes das forças de segurança municipais, de serviços de atendimento de urgência e emergência e bombeiros militares de Sorriso.
Na base do Ciopaer de Sorriso, no Aeroporto Regional Adolino Bedin, a equipe de serviço do Águia 5 apresentou os serviços prestados pela unidade e permitiu que os participantes pudessem se ambientar com a aeronave. De acordo com um dos instrutores, o capitão PM Juliano Pamplona, a ação permitiu simular o transporte de vítima no helicóptero, realizar embarque e desembarque de forma segura e ágil, e sinalizar uma Zona de Pouso de Helicóptero (ZPH) com sinais e gestos de balizamento.
Outro integrante do Ciopaer, o delegado da Polícia Judiciária Civil (PJC) Fábio Becardi, destaca que a iniciativa também serve para que os participantes saibam como acionar o Ciopaer, em que condições e em que tipo de ocorrências. Ao todo, 49 pessoas passaram pelo treinamento, ministrado nesta quinta e sexta-feira (16 e 17 de fevereiro).
“Ações como esta são fundamentais pois permitem aprimorar o trabalho desenvolvido pelas equipes à medida que unificam a forma de comunicação, o que traz agilidade e rapidez, o que é fundamental nas ações de resgate”, comenta o coordenador de Proteção e Defesa Civil de Sorriso, Alberto dos Santos.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).