Analisar, ponderar, avaliar. São estes verbos que mais serão utilizados a partir de agora pelo coronel da PM Marcos Roberto Gonçalves, que visitou, na manhã de hoje (02), unidades escolares da rede estadual de ensino em Sorriso para verificar qual unidade é a mais adequada a receber a gestão militar.

Depois de uma reunião no Paço Municipal com o prefeito Ari Lafin, o vice-prefeito Gerson Bicego, secretários e integrantes da Comissão Pró-Escola Militar, o coronel, que atua como assessor do secretário de Estado de Educação (Seduc), Marco Marrafon, visitou a Escola 13 de Maio, a Escola José Domingos Fraga, as salas que o Governo do Estado utiliza como extensões escolares no prédio anexo ao Park Shopping Sorriso, e a Escola Ignácio Schevinski Filho.

Além da estrutura física das unidades, o coronel também deve levar em conta o anseio da comunidade local para a implantação da gestão escolar na unidade que melhor se adequar à proposta.  “A escola militar se destaca pelos bons resultados apresentados por seus alunos, como o resultado do IDEB no ano passado, em que a Escola Estadual Tiradentes aparece como a melhor escola pública da capital”, ilustra o coronel, reforçando que o respeito à disciplina e a dedicação intensa aos estudos são pontos muito cobrados na escola militar.

Somente após a análise criteriosa do relatório que será elaborado pelo representante da Seduc é que se definirá como será o funcionamento na unidade, mas o coronel pretende acelerar o processo para que já no início do ano letivo do Estado, que será no dia 13 de março, a gestão escolar esteja implantada no município.

“A presença do coronel Roberto nos dá muita satisfação, pois mostra que o Governo do Estado está empenhado em trazer essa modalidade de educação para Sorriso”, destaca o prefeito Ari Lafin.  O coronel também visitou terrenos que podem vir a abrigar novas edificações do Estado no município. Acompanharam o Coronel na visita, o integrantes da Comissão Pró-Escola Militar (o coordenador da UAB, Welton Beraldo Silva; o assessor pedagógico da Seduc no município, Zeferino Passos Guarrezi Júnior; e a secretária de Educação e Cultura do município, Lúcia Drechsler), o suplente de deputado federal Ederson Dal Molin, e o capitão PM Victor Hugo, além de outros integrantes do Batalhão da PM no município e da Prefeitura.