Do outro lado do Atlântico, em plena África Oriental, no Quênia, o toque das sapatilhas na pista de atletismo fez o coração dos sorrisenses bater mais forte nessa madrugada (14). Enquanto o dia amanhecia por aqui, lá do outro do mundo, o sol já ia descendo no poente: a moldura ideal para que Nerisnélia Santos Souza, conquistasse a vaga para a final do salto triplo, com a marca de 12,46 metros, no Campeonato Mundial Sub-18 de Atletismo.

E não é só isso. Independente do resultado de amanhã, Nerisnélia, ou simplesmente “Neris”, como é carinhosamente chamada pelos colegas do atletismo, já está entre as 12 melhores atletas do mundo no salto triplo, no Sub-18.

Emoção para a jovem atleta, emoção para o treinador Marcos Flademir Vieira, que acompanha as conquistas de Neris desde a primeira volta na pista de atletismo no Domingão, aqui mesmo em Sorriso. O professor Marquinhos, lembra ainda como conheceu a menina, “em uma competição nas escolas, e desde então, Neris é só determinação e conquistas”, relata.

Marcos também celebra a conquista de outro sorrisense: Arielton Costa dos Santos, um dos quatro melhores atletas do mundo nos 200 metros, categoria Sub-18. “O Arielton conquistou vaga para a semifinal de amanhã (15) e fez o seu melhor tempo com 21’29, foi surpreendente. Se classificar amanhã, no domingo ele vai para a grande final”, destaca um orgulhoso treinador.

Quem quiser ver os jovens sorrisenses em ação e torcer por eles, é só acompanhar neste sábado (15) a página https://youtu.be/9zsUiTkEMOY a partir das 9h50 da manhã, toda a série será transmitida em tempo real.

O Campeonato Mundial Sub-18 de Atletismo, iniciou no último dia 12, em Nairóbi no Quênia e segue até domingo (16). Os três sorrisenses, que integram a Associação Sorrisense de Atletismo (Asa Sorriso), são os únicos representantes do Centro- Oeste no seleto grupo de 15 atletas que participam da competição na África. O Brasil participa do Campeonato Mundial Sub-18 com recursos do Programa Caixa de Seleções Nacionais da CBAt, patrocinado pela Caixa Econômica Federal.

Junto com o treinador Marcos Flademir, o Marquinhos, compõem a seleção de treinadores Evandro Cassiano de Lazari (SP), que chefia a delegação; Darci Ferreira da Silva (SP), Flávio dos Santos Silva (SP) e Neusa Aparecida do Amaral (RJ).