Quem tiver interesse em ajudar esta iniciativa a brotar, crescer, florescer e frutificar, pode entrar em contato pelo telefone 150, deixar nome, telefone e aguardar o contato da equipe do Repoflora. A ligação é gratuita e pode ser feita das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.  “É um trabalho em rede, e quanto mais pessoas focadas ajudar, melhores serão nossos resultados”, estimula Gerson.

As ações de educação ambiental também seguem no “modo on”, visto que, para mudar comportamentos, é preciso sensibilizar as pessoas e, começar isso na escola garante a partilha dos novos saberes com toda a família. Em novembro, a peça teatral “Alice Missão Natureza”, desenvolvida pelo Departamento de Cultura, com direção de Rosemeri Félix, usou um clássico da literatura infantil para falar das questões ambientais.

“Com o trabalho junto aos alunos da rede de ensino levando até eles orientação de preservação, cuidado com o descarte correto do lixo, com a correta destinação do esgoto, e o reflorestamento de áreas degradadas , somado ao trabalho das forças de segurança, que têm intensificado os trabalhos de fiscalização com a retirada de barracos construídos em áreas de preservação permanente, apreensão de redes e equipamentos de pescas, certamente poderemos caminhar para um natural repovoamento de nossos rios”, acrescenta Celso.

Quem faz parte do Repoflora?

O projeto conta representantes das secretarias de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Agricultura e Meio Ambiente (Sama), Núcleo Integrando de Fiscalização (NIF), Secretaria de Educação e Cultura (Semec), Secretaria de Esporte e Lazer (Semel), Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros Militar (BM), IFMT, Lions, Rotary Club e Rotary Ouro Verde, Clube Amigos da Terra (CAT), Secretaria Municipal de Administração (Semad), da Defesa Civil do município, da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Sorriso (Ager), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Judiciária Civil (PJC), do Ciopaer, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema),  do Ministério Público (MP), do Poder Judiciário,  do Conselho Municipal de Turismo, de organizações não governamentais, além de representantes de pescadores esportivos e comerciantes locais.