“Nosso foco é preparar os jovens para fazer a diferença na empresa onde forem atuar, quebrando o paradigma que é um problema contratar adolescentes”, destaca a gestora de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti), Milana Silvia Higino Mendes.

E este paradigma está sendo quebrado. Em muitas empresas, contratar adolescente é solução. “Nosso foco é contratar jovens que tenham interesse em crescer, disposição, vontade de aprender, e, se eles se identificarem com a cultura da empresa, a intenção é contratar”, explica a psicóloga Tainara Luiza Dreifke, da rede de supermercados Del Moro.

Junto a outras cinco colegas recrutadoras da rede vieram fazer o processo de seleção dos “diamantes a serem lapidados” na Secretaria de Assistência Social (Semas). Em oferta, 54 vagas em toda a rede. Por meio do “Menor Aprendiz” da rede, os jovens conhecem as rotinas de todas as áreas e, se der “match” com alguma área, está celebrado o casamento entre a oportunidade e a disposição.

Assim como a rede de supermercados, outras empresas também estão integradas à proposta, chegando a 70 parceiros do Aprendiz Sorriso Legal.

Quebrar paradigmas, ofertar oportunidades e, assim, incentivando o protagonismo de cada pessoa, transformar vidas. É desta forma que a secretária de Assistência Social, e primeira-dama de Sorriso, Jucélia Ferro, define sua forma de conduzir a pasta. “Nosso foco está em, mais que dar uma cesta básica em um momento de necessidade, e ela é sim importante nestas horas, é de, verdadeiramente, prover cada pessoa com as ferramentas que vão permitir a ela ser dona do próprio destino, estar preparada para assumir uma vaga no nosso mercado de trabalho, que é riquíssimo em oportunidades”, destaca a gestora, lembrando que a oferta de cursos profissionalizantes é constante na pasta.

“O trabalho ressignifica a vida, traz autonomia, aumenta a autoestima e permite o desenvolvimento não só da pessoa que conquistou a vaga, mas de toda a família e isso não tem preço”, reforça Jucélia.

Sobre o Aprendiz Sorriso Legal

O programa Aprendiz Sorriso Legal é desenvolvido e coordenado pela equipe do AEPETI (Ações Estratégias do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), que integra a secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e objetiva erradicar o trabalho infantil no município.

Como participar?

Jovens de 15 a 17 anos que desejam trabalhar, podem procurar a unidade do programa mais próxima de sua casa. A oportunidade de se tornar aprendiz é ofertada nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) São José, São Domingos e Praça CEU. Além dos Cras, a oportunidade está disponível na Secretaria de Assistência Social (Semas), na Mãezinha do Céu e no Quartel da Polícia Militar (este focado nos participantes do Luz do Amanhã).

Ah, é importante que os adolescentes estejam acompanhados pelos pais ou outros responsáveis legais. O lançamento oficial da Edição 2023 será na terça-feira (28 de março), às 19h, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI).