Desconforto para respirar, ardência nos olhos, mal estar, ressecamento na pele. Esses são alguns dos sintomas provocados pela redução na umidade do ar, característicos da temporada de seca. Muitas vezes, a situação se agrava ainda mais com a fumaça, a fuligem e o calor que resultam de queimadas urbanas. Vale reforçar que toda queimada urbana é irregular, sejam poucas folhas ou um grande terreno com mato seco.

Neste ano, já foram emitidas 22 multas por queimada urbana em Sorriso, com um valor mínino de R$ 5 mil. O coordenador do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) da Prefeitura, Reinado Nunes, lembra que em terreno limpo, sem resquício de vegetação, não há como o fogo se proliferar.

O fiscal informa ainda que dos cerca de 1,2 mil terrenos cujos proprietários foram notificados pela sujeira, 70% receberam limpeza. Os fiscais estão fazendo a revisão de todos os lotes e, caso não estejam limpos, serão notificados pela segunda vez e multados em 20 VRFs, o que corresponde a R$ 1.512.  Reinaldo destaca que a Administração Municipal não pode fazer a limpeza destes terrenos, cabendo ao Poder Público somente a notificação e a multa aos proprietários. “Já está sendo preparada uma segunda lista de notificações, e em breve, os proprietários devem ser acionados para a limpeza de cerca de mil lotes novamente, perfazendo um total de 2,2 mil notificações somente neste ano”, comenta.

O comandante da 10.º Companhia Independente de Bombeiros Militar (CIBM) de Sorriso, o capitão BM Weber Dionísio Batista Júnior, reforça que o Corpo de Bombeiros pode ser acionado em todos os casos de queimadas. “Vale ressaltar que em alguns casos fazemos a triagem das ocorrências, ou seja, priorizamos os casos mais graves”, explica, destacando que o Corpo de Bombeiros repassa todos os atendimentos para o NIF, para que sejam aplicadas as sanções cabíveis. “As multas são aplicadas ao proprietário do terreno, independentemente da culpabilidade, já que ele deveria ter realizado a limpeza deste terreno para que o fogo  não se propagasse”.

O telefone do Corpo de Bombeiros é o 193. Já o NIF pode ser acionado pelo 3545 4769, das 7h às 13 horas, com plantão pelo celular 9996 3713.