Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
A informação foi repassada pela equipe técnica da Concessionária Energisa ao secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Oliveira. O gestor explica que procurou a concessionária para tratar sobre as consecutivas quedas de energia observadas na noite de ontem, 17 de outubro, no Município, com pico de quedas entre às 19 e 20 horas.
"De acordo com a concessionária, ocorreu uma sobrecarga na rede com vários aparelhos ligados ao mesmo tempo", destaca. "Como há uma grande preocupação com a queima de aparelhos e também com possíveis acidentes elétricos nós procuramos a Energisa e cobramos explicações", diz. Para a próxima semana está agendada uma reunião com a direção da concessionária para tratar do tema. "Queremos soluções para essas quedas", reforça Cláudio.
Segundo Cláudio, a equipe da concessionária destacou ainda que a situação só será normalizada com ampliação da rede. "O prefeito Ari Lafin já esteve em Brasília, em conversa com a Eletronorte para buscar esses investimentos e estamos aguardandumque sejam realizados o mais breve possível", salienta.
Contudo, até a situação se resolver e levando em consideração o início da temporada de chuvas que traz também desastres naturais para a rede como a queda de postes e fios devido à velocidade dos ventos, a recomendação da concessionária é que todos usem com cautela seus eletrodomésticos evitando consumo excessivo e as consequentes quedas da rede.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).