Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Neste sábado (15), os PSFs do Rota do Sol, Novos Campos e Central (ao lado do Hospital Municipal de Campanha), estarão abertas para a imunização por livre demanda de pessoas atendidas pelo Benefício Assistencial de Prestação Continuada (BPC) e também para portadores de deficiência permanente que não sejam beneficiários do BPC. Conforme o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, as unidades estarão abertas das 7 horas da manhã até meio-dia para imunização desse público.
“Estamos com dificuldades para realizar agendamentos junto a esse público específico, pois não estão atendendo nossos telefonemas; então optamos por realizar um dia de imunizações por livre demanda, assim qualquer pessoa acima de 18 anos que seja beneficiária do BPC ou portadora de deficiência permanente pode comparecer em uma dessas três UBSs para receber a vacina”, detalha Marchioro.
O secretário lembra que quem for receber a imunização deve apresentar um documento de identificação pessoal e o Cartão de Vacinas. Para os beneficiários do BPC é solicitado cópia do extrato bancário que comprove o benefício. “Muitos beneficiários não apresentam deficiências físicas permanentes, porém enfrentam doenças neurológicas”, destaca.
Marchioro pede ainda que quem comparecer tenha um “pouco de paciência para a vacinação, pois é necessário conferir documentação e realizar o preenchimento correto”, lembra. E quem que for imunizado e tiver qualquer reação deve procurar imediatamente atendimento na Unidade de Pronto Atendimento Sara Akemi Ichicava, no Hospital Municipal de Campanha ou nas próprias Unidades Básicas de Saúde. Outra opção é ligar no 150 que atende das 7 horas da manhã à meia-noite para orientações.
De acordo com uma estimativa do Estado, 1.772 pessoas com mais de 18 anos apresentam deficiências permanentes, desse público, muitos já foram imunizados por ter 60 anos ou mais. Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde do Município, Tayná Vaccaro, cerca de 400 pessoas com deficiências permanentes ainda não receberam a primeira dose da vacina. “Devido a isso, além das imunizações por agendamento, amanhã faremos imunização por livre demanda”, aponta.
Doses recebidas e aplicadas
Até o momento o Município recebeu 17.317 doses, das quais foram aplicadas 13.370; 8.958 em primeira dose e 4.412 em segunda dose.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).