“Em casa ela ficava o tempo grudada no celular ou na televisão. Já aqui [Biblioteca Container] ela participa de várias atividades educativas que estimulam a imaginação e o autoconhecimento”, avalia.

Há mais de duas décadas se dedicando a cultura sorrisense, o diretor artístico Antônio de Paula relembra o empenho dos profissionais da área para implementar os primeiros projetos culturais em Sorriso.

“Foi um trabalho bem ‘formiguinha’ que nasceu nos bairros e, aos poucos, foi expandindo até contemplar toda cidade. Esse trabalho foi reconhecido pelas famílias das crianças e adolescentes atendidos o que é muito gratificante. Hoje somos uma secretária estruturada e com demanda para aumentarmos ainda mais as estruturas de nossos polos culturais”, pontua ele.

“A pasta sempre busca evoluir a fim de atingir um número ainda mais de pessoas. Seja para aperfeiçoar a leitura, conhecer mais sobre a linda história de Sorriso ou qualquer outra atividade ligada à cultura, sempre teremos alguém preparado e disposto para assumir o projeto”, reforça o secretário de Cultura, Turismo e Juventude, Salles Fernandes.

“Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a cultura tem sim um poder real de modificar positivamente o ambiente por onde circula. Seguimos nosso trabalho respeitando e amparando essas crianças e jovens para que no futuro nossos jardins estejam ainda mais floridos”, conclui Fernandes.

Biblioteca Pública Container Cultural

Situada na Zona Leste, o projeto nasceu de uma organização do terceiro setor, com apoio da Administração Municipal de Sorriso e patrocínio da Eletromóveis Martinello, por meio da Lei Rouanet de incentivo à cultura.

Composta por uma estrutura de três contêineres, possui revestimento térmico e acústico, e é totalmente climatizada. Conta com sala de cinema, além de um espaço de múltiplo uso. É exemplo de empreendimento sustentável e moderno.

Biblioteca Municipal Monteiro Lobato

No dia 25 de abril de 1988 foi criada a Biblioteca Municipal de Sorriso – MT, subordinada ao Departamento de Educação e Cultura. Em 29 de fevereiro de 2000 foi criada a Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato (BPMML), integrante e subordinada à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto.

Funcionando de segunda à sexta-feira, das 7h às 22h, na Praça da Juventude, a Biblioteca Municipal além de ser um local de armazenamento e disseminação de informações, também funciona como espaço de lazer, encontro para reuniões, atividades profissionais, local de exercício cultural, exposições.

Centro Histórico-Cultural Benjamin Raiser

Fundado em 1⁰ de agosto de 2022 o Centro Histórico-Cultural, surgiu com a missão de promover o conhecimento sobre a história de nossa cidade e sua gente e, também ser agente de articulação e intercâmbio institucional e democratização do acesso ao público em geral.

O Centro Histórico-Cultural não é apenas testemunha da História, mas sujeito ativo do que ainda está por vir. O desafio é tornar-se lugar de preservação, ponto de integração, inclusão, reflexão e debate, visando a promoção da cidadania.

Leis de incentivo à Cultura – PROMIC

O Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) foi oficializado no ano de 2013, por meio da Lei Municipal 2.213/2013 que institui o Sistema Municipal de Cultura. É o principal mecanismo de fomento das produções artísticas dos grupos e coletivos dos artistas locais, sejam amadores ou profissionais, dos vários seguimentos que compõem o Sistema Municipal de Cultura. Existem também leis de incentivo à cultura nas esferas públicas Federal e Estadual como a Lei Rouanet, Lei Paulo Gustavo, Aldir Blanc, entre outras.

“Trupe Trikelê de Histórias”

A Trupe Trikelê de Histórias é um grupo de teatro e música composto por artistas que trabalham para a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude de Sorriso - MT. Contação de histórias, música e teatro se conectam neste projeto para as crianças da cidade de Sorriso.

A ideia é criar sons, momentos e diversão inéditos, sempre de olho numa poética que respeite a sensibilidade e inteligência do público infantil. Este trabalho busca valorizar a cultura, os ritmos e os instrumentos brasileiros e estabelecer uma relação acolhedora nas apresentações. A criatividade e amor pela ARTE embalam nossa Trupe.

Polos Culturais

Hoje, a Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude tem 10 polos culturais distribuídos pela cidade e distritos do Município. São eles: Polo Rota do Sol, Polo Mário Raiter, Polo São Domingos, Polo Escola de Música São Domingos, Polo Jardim Primavera, Polo Santa Maria, Polo Centro, Polo São José, Polo Distrito de Boa Esperança, Polo Distrito de Primavera.

As oficinas ofertadas são: teatro, artes, balé, fanfarra, dança de rua, danças regionais, capoeira, violão, bateria, teclado, artesanato, musicalização, flauta, sopro, canto e coral.