Com 45 mil atendimentos contabilizados em cinco edições, o projeto Sorriso em Movimento fechou o ano com a última edição no Residencial Mário Raiter no sábado (25). De acordo a comissão organizadora, no Residencial, foram cerca de quatro mil atendimentos.

Aproximadamente 600 pessoas procuraram os serviços da Secretaria de Saúde e Saneamento para aferição de pressão arterial e de glicemia, orientação de escovação dentária e de prevenção de endemias. Também no sábado, cerca de 500 mudas de árvores frutíferas e ornamentais, além de flores foram distribuídas.

Outra oficina que contou com várias visitas foi a dos cuidados estéticos. 120 pessoas aproveitaram para mudar o visual e cortar o cabelo. O local também ofertou serviços de maquiagem, estética, pintura facial e dicas de maquiagem.

Outra novidade foi a realização do cadastro, realizado pela Secretaria de Educação e Cultura, para identificar a demanda de crianças de 0 a 4 anos que necessitam de vagas em Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis). Segundo a responsável pela pasta, Lúcia Korbes Dreschsler, 250 famílias procuraram a equipe para a realização do cadastro. “Contabilizamos a necessidade de 300 vagas. Mas sabemos que muitas outras famílias que residem no bairro não nos procuraram no sábado, então esse número é maior”, pontuou.

Lúcia destacou que o cadastro é essencial para que a equipe da Educação e Cultura possa organizar a forma de atendimento do Cemeis em construção no bairro. “A partir desses dados, vamos direcionar as vagas e ver se há necessidade de encaminhamento para outras escolas nas proximidades”, disse.

Entre as opções para quem optou por lazer e cultura, os destaques foram as brincadeiras, a olimpíada de atletismo e as disputas de tênis de mesa, organizadas pelo Esporte e Lazer. Muitos acompanharam as apresentações culturais de balé, capoeira e oficina de música, além das oficinas de desenho e pintura.

Segundo o secretário de Governo, Luis Fábio Marchioro, “a intenção da Prefeitura foi concentrar o maior número possível de serviços em um único dia e também esclarecer dúvidas da população”. Marchioro lembrou que ainda no início da semana passadas as equipes do Núcleo de Ação Integrada (NAI), estiveram no local e realizaram serviços de limpeza e recuperação do bairro e da região.

Para o prefeito Ari Lafin, o balanço da 5ª edição do evento é positivo. “O Sorriso em Movimento nos possibilita o contato direto com o morador. A gestão se aproxima do cidadão e conhece sua realidade”, comentou. Lafin salientou ainda que aproveitou o momento para acompanhar as obras da Unidade de Saúde e do Cemeis em construção no bairro. “Estamos empenhados em fazer o melhor pelo bairro. Semana passada estive em Cuiabá para protocolar o projeto de uma escola estadual”, frisou.

Segundo o vice-prefeito, Gerson Bicego, a intenção da Administração Municipal é intensificar o projeto no próximo ano. “Aproveitamos também para agradecer todos os nossos parceiros desse grande projeto que é o Sorriso em Movimento”, pontuou.

E quem participou do evento, aprovou. A moradora Elizandra Maria de Bem, destacou a importância da prestação de serviços. “A realização dos serviços do Cadastro Único e da demanda de creches foi essencial”, conforme Elizandra.

Também morador do bairro, Wedson Magalhães, comentou que desde a fundação do Residencial a Prefeitura tem realizado eventos, “todos muito bons e que tem atendido a nossa demanda”. Na opinião de Claudiomar Batista, “projetos como esse são bons para todos. É um projeto com 100% de aproveitamento para os moradores”.

Para atender toda a demanda, foi organizada uma estrutura com a participação direta de 200 colaboradores da Administração Municipal e parceiros.