Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Crianças e professores da rede municipal de ensino, desenvolveram o projeto "Respeito às Diferenças" que teve como objetivos principais desenvolver habilidades de leitura e escrita, segundo as competências definidas pela Base Nacional Comum Curricular(BNCC), e ao mesmo tempo propor a reflexão sobre o tema. A entrega do livro produzido será amanhã, sexta-feira dia 10, às 7:00h, na Secretaria Municipal de Educação (Semed), localizada na Av Tancredo Neves, 124- Centro Sul.
Conforme proposta do projeto, a prática pedagógica procura resgatar a magia e o encantamento de contar histórias por meio de cartas, motivando a imaginação e criatividade dos participantes.
Segundo a coordenadora de Projetos da Semed, Ivanete Ferro, depois de participar de um encontro de orientação, no ano passado, professores dos 4º e 5º anos de 11escolas da rede municipal de ensino de Sorriso, trabalharam o gênero de escrita escolhido com seus alunos, que em duplas produziram textos e ilustrações inspirados no tema.
As melhores produções de cada escola foram enviados para uma comissão julgadora composta pelos profissionais da Horizonte, que escolheram os trabalhos a serem publicados no livro e também no site do projeto https://respeitoasdiferencas.com.br/. Todas as escolas participantes tem ao menos um trabalho publicado.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).