O Projeto de Combate à Obesidade infantil, que é desenvolvido pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) de Sorriso, foi selecionado entre os 64 trabalhos inscritos no XXI Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso,  que ocorreu em Cuiabá de 6 a 8 de março e teve como objetivo a  mostrar boas experiências em promoção da saúde e  prevenção de doenças por meio da Atenção Básica à Saúde.

Dos 64 projetos apresentados, 10 foram classificados para fase final, e, entre esses, apenas  um foi eleito para ser apresentado na fase nacional: o projeto sorrisense, idealizado pelo educador físico João Ricardo Gabriel de Oliveira e pela fisioterapeuta Carla Di Domenico Martins, com apoio  da nutricionistas  Cláudia Inês Sonego e Elizangela Bergonsi, e das psicólogas  Luciana Frias Ferraz e Camila Michelatto Natt, todos integrantes do NASF de Sorriso.

Para a equipe, ter o projeto escolhido vem como uma injeção de ânimo para o desenvolvimento desta e de outras iniciativas. “Ficamos muito honrados e felizes, pois estamos sempre nos capacitando e nos dedicando a projetos que causam impacto positivo para uma melhor qualidade de vida de nossos pacientes, de nossa população. Somos uma equipe sólida, com profissionais comprometidos com os resultados das ações e devido a essa dedicação de cada um, é que foi escolhido nosso projeto para apresentação nacional”, destacou uma das idealizadoras, a fisioterapeuta Carla Di Domenico.

Outro idealizador, o educador físico João Ricardo Gabriel, explica como o projeto é viabilizado. “Nós envolvemos três setores, a Secretaria de Saúde e Saneamento, por meio do Nasf; uma instituição do ensino superior, onde as aulas são promovidas; e as escolas municipais que nos ajudam a indicar os alunos para participar do projeto. A partir daí, provocamos a mudança de hábitos e comportamentos nas famílias envolvidas, o que se reflete na saúde e na qualidade de vida, principalmente quando alcançamos a criança que está em formação  e em desenvolvimento”, relata, comentando que o  projeto é de extrema relevância não só para Sorriso, mas para todo país.  Os alunos da rede municipal de ensino que são encaminhados para o projeto participam de aulas de natação, recebem orientação nutricional e contam ainda com atendimento psicológico.

Fase Nacional

Os outros nove municípios que tiveram projetos mais votados foram Apiacás, Carlinda, Cáceres, Cuiabá, Nova Ubiratã, Porto dos Gaúchos, Porto Esperidião, Mirassol d’Oeste  e Sinop.  O Projeto de Combate à Obesidade Infantil de Sorriso será novamente apresentado no 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que será realizado em agosto, em Belém (PA)