Quebrar paradigmas e proporcionar o desenvolvimento de habilidades
e de comportamento empreendedores ainda no ensino fundamental. Essa é a
proposta do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp),
disponibilizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio
às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que
será desenvolvido em cinco escolas municipais de Sorriso.
A partir do dia 3 de
julho, 25 professores das escolas municipais Valter Leite, Ivete Lourdes
Arehardt, Gente Sabida, Leôncio Pinheiro da Silva e Aureliano Pereira da Silva,
irão receber o treinamento técnico da equipe do Sebrae para depois repassar os
conhecimentos para cerca de 700 alunos do 1º ao 5º anos da rede municipal.
O representante do Sebrae em Sorriso, Marcelo Ferreira, pontua que o programa incentiva os alunos a buscar autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e “disseminar o espírito empreendedor ainda nos anos iniciais”, explica. Ferreira salienta que para cada ano é disponibilizado um conteúdo específico. “Nosso material atende desde os anos iniciais até o ensino universitário”, destaca.
O 1º ano irá trabalhar com “O mundo das ervas aromáticas”, o 2º ano com “Temperos naturais”; já o 3º ano irá explorar a “Oficina de brinquedos ecológicos”. Para o 4º ano o material produzido aborda a temática “Locadora de produtos” e os alunos do 5º ano irão explorar o universo dos “Sabores e Cores”.
A coordenadora de projetos da Semec, Ivanete Ferro, detalha que o treinamento com os professores será realizado neste semestre para que no próximo o conteúdo possa ser aplicado em sala. Ivanete salienta que entre as bases propostas pelo projeto, estão situações planejadas para que os estudantes possam assumir riscos calculados e a partir de um olhar observador, identificar oportunidades de inovações.
Segundo a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Korbes Drechsler, o curso do Sebrae observa os quatro pilares da educação propostos pela Unesco. “Temos presente nesse projeto o aprender a conhecer, isso é, adquirir os instrumentos; o prender a fazer, para poder agir sobre o meio; o aprender a viver juntos, para cooperar e o apreender a ser, que integra os outros três”, avalia. Lúcia pontua que esse é um projeto piloto e que a intenção para o próximo ano é ampliá-lo para as demais escolas.
O treinamento dos professores responsáveis pela aplicação do Jepp nas escolas está previsto para iniciar no dia 3 de julho e terá prosseguimento durante toda a semana, encerrando no dia 7.