Falando em estímulo junto aos alunos, o coordenador lembra que as unidades escolares contam com biodigestores, de modo que o resto das merendas vira biogás e biofertilizante. Com isso, a meta é ser a primeira rede pública do Brasil a ser “Escolas Lixo Zero”.

Diogo acrescenta que, ao mesmo tempo que as escolas avançam no processo de “nem tudo precisa ir pro aterro sanitário”, o Paço Municipal também colocou em prática o “Gabinete Lixo Zero”, que, junto com a Estação da Sustentabilidade, estimula servidores e visitantes a fazer da reciclagem uma nova opção de vida.

Para sua viabilidade, o programa está integrado diretamente às secretarias de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Samatec), e também compõe as ações da Controladoria Geral do Município (CGM).