Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
O Programa Desenvolve Sorriso coordenado pela Sala do Empreendedor e o valor da Rede Estendida no trabalho diário, foram tema de palestra do coordenador da Sala do Empreendedor e também agente de desenvolvimento de Sorriso, Leonardo Kozak. O evento foi em Brasília, durante o encontro “Transformar Juntos” desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) entre os dias 02 e 04 de agosto.
“Foi compensador mostrar um pouco da história de Sorriso; detalhando a história do Município e concomitante à isso mostrar a história e o trabalho da Sala do Empreendedor para agentes de desenvolvimento de todo o país”, frisa Leonardo. O coordenador destaca que “trabalhamos com ações simples; porém buscamos sempre executar toda as ações da melhor forma possível e isso nos tornou referência no Estado”, diz.
Além de Leonardo, a atendente da Sala, Geovanna Aparecida de Oliveira Silva, também participou do evento. Geovanna representou todos os atendentes da Sala que diariamente dedicam seu tempo a auxiliar os empreendedores sorrisenses.
Organizado pelo Sebrae, o encontro na capital federal reuniu agentes de desenvolvimento municipais parceiros da Rede Estendida de Atendimento, agentes territoriais, gestores municipais e parceiros institucionais como a Junta Comercial, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Fazenda. Juntos, discutiram desburocratização, simplificação, e fomento a melhoria do ambiente de negócios e empreendedorismo.
“Para nós foi gratificante integrar a caravana dos agentes de desenvolvido e também do Sebrae Mato Grosso”, finaliza Leonardo.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).