Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
A secretaria de Educação, reúne a segunda turma, deste ano, de professores dos Cemeis e das escolas Valter Leite Pereira, Rolf Bachmann, Caravagio e Geni Terezinha Forgiarini, durante os dias 15,16 e 17 para formação do ‘Programa A União Faz a Vida’, principal programa de educação do Sicredi que objetiva construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania. Onde os professores vivenciam os momentos do desenvolvimento do projeto, em que o aluno é o protagonista principal.
A formação está sendo desenvolvida no Centro Municipal de Formação para Profissionais da Educação (Cemfor), localizado na avenida Tancredo Neves 124, Centro.
Conforme a responsável pelo setor de projetos da Semed, Simone Macieiski Nicolak, serão 3 dias de intenso aprendizado e muitas vivências. “O programa A União Faz a Vida tem como objetivo construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa”, observa.
“No decorrer da formação os professores estão aprendendo um pouco mais sobre a metodologia do programa para aplicar em sala de aula. O programa ‘A União Faz a Vida’ une alunos, educadores, familiares e a comunidades para, juntos, estimular a curiosidade e o protagonismo de crianças e de adolescentes, criando projetos cooperativos”, pontua Simone.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).