A iniciativa, do Sistema Aprende Brasil, tem por objetivo desenvolver nos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental as habilidades de leitura e escrita que não foram concretizadas no momento adequado.

Mais que o foco na formação dos professores, o Letrix também conta com dois livros, focados justamente na superação de dificuldades ligadas ao aprendizado da leitura e da escrita. Cada um dos livros é composto por seis desafios, com textos variados, jogos, brincadeiras e exercícios.

Além desta formação conduzida pela representante do Sistema Aprende Brasil, Marisa Maurício Alves, quinzenalmente os professores que atuam nas salas de apoio também renovam seus saberes em atividades promovidas no Centro Municipal de Formação para Profissionais da Educação (Cemfor).  A coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental (Anos Iniciais) da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), Luciana Guerra, lembra que as aulas das salas de apoio começam agora, quando as professoras regentes já identificaram os alunos que demandam este reforço.