Familiarizar-se com cálculos de risco, viabilidade econômica e empreendedorismo desde o ensino fundamental. Essa é a proposta do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp), disponibilizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), desenvolvido em cinco escolas municipais de Sorriso desde julho de 2017.

Para retomar e ampliar o projeto neste ano, a partir da próxima segunda-feira (29) até a quarta-feira (31), cerca de 50 professores de várias unidades municipais, estarão reunidos com a equipe técnica do Sebrae para depois repassar os conhecimentos adquiridos para os alunos do 1º ao 5º anos da rede municipal.

No ano passado, cerca de 700 alunos integraram o programa. A previsão para 2018 é ampliar esse número. A coordenadora de projetos da Semec, Ivanete Ferro, explica que “em 2017 contamos com a participação de cinco escolas - Valter Leite, Ivete Lourdes Arehardt, Gente Sabida, Leôncio Pinheiro da Silva e Aureliano Pereira da Silva. Para 2018 ampliamos a participação das escolas. Na próxima segunda-feira vamos ter a lista completa”, diz.

Para cada ano é disponibilizado um conteúdo específico.  O material atende desde os anos iniciais até o ensino universitário. O 1º ano irá trabalhar com “O mundo das ervas aromáticas”, o 2º ano com “Temperos naturais”; já o 3º ano irá explorar a “Oficina de brinquedos ecológicos”. Para o 4º ano o material produzido aborda a temática “Locadora de produtos” e os alunos do 5º ano irão explorar o universo dos “Sabores e Cores”.

Ivanete salienta que quebrar paradigmas e proporcionar o desenvolvimento de habilidades e de comportamento empreendedores ainda no ensino fundamental, é essencial para que o estudante tenha condições de assumir riscos calculados. “Na base do projeto estão situações planejadas para que os estudantes possam assumir riscos e a partir de um olhar observador, identificar oportunidades de inovações”, frisa.

Para a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Korbes Drechsler, o curso do Sebrae é diferenciado e com uma base completa, pois observa os quatro pilares da educação propostos pela Unesco. “Temos presente nesse projeto o aprender a conhecer, isso é, adquirir os instrumentos; o aprender a fazer, para poder agir sobre o meio; o aprender a viver juntos, para cooperar e o apreender a ser, que integra os outros três”, destaca a secretária.

Quando do lançamento do programa em Sorriso, em julho de 2017, o representante do Sebrae no município, Marcelo Ferreira, pontuou que o JEEP incentiva os alunos a buscar autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e “disseminar o espírito empreendedor ainda nos anos iniciais”, disse.

O treinamento dos professores responsáveis pela aplicação do Jepp, será realizado na Escola Ivete Lourdes Arenhardt, pela manhã das 7h às 11h e no turno vespertino das 13h às 17h. Para garantir o certificado, os professores precisam ter 100% de participação no curso.