Os professores da rede municipal de ensino participam hoje (21) de uma formação continuada promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) em parceria com o sistema Apreende Brasil. Desde o início da manhã, os professores debatem a prática da leitura na escola.

Neste momento, os profissionais acompanham a palestra “Decifra-me ou devoro-te: o desafio do texto em todas as áreas do conhecimento”, ministrada por Robson Lima. Além de Lima, a educadora Lucrécia Leite também atua na formação com a palestra "Era uma vez, com a esperança de um felizes para sempre. Como encantar em sala de aula através de histórias".

Para melhor trabalhar a temática, os professores foram divididos em grupos. Pela manhã estão recebendo orientações os profissionais da educação infantil e dos 4º e 5º anos, em grupos diferenciados. Já à tarde o evento será voltado para quem atua do 1º ao 3º anos em um dos grupos e no outro serão realizadas discussões envolvendo a faixa do 6º ao 9º anos.

Conforme a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, a leitura é essencial em todas as fases do desenvolvimento do ser humano. “A leitura possibilita a interpretação e à viagem para vários mundos, por isso é fundamental que a criança e o adolescente recebam estímulos para ler de forma contínua”, disse.

O encontro é no auditório Magessi, do Centro de Eventos Ari José Riedi. Pela manhã, as discussões encerram às 11h, retornando à tarde no horário das 13h às 17h.