O treinamento atende a Lei Lucas (13.722/18), que torna obrigatória a aplicação de cursos que preparem os professores e funcionários de escolas públicas e privadas, de ensino infantil e básico no atendimento de primeiros socorros aos estudantes.

“O objetivo primordial é proteger as crianças de acidentes comuns que podem ocorrer em ambientes escolares. Com esse treinamento, os professores se sentem mais habilitados para estar em sala de aula e prestar os primeiros atendimentos necessários em relação a qualquer evento que possa vir a ocorrer”, diz a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler.  

Ao mesmo tempo, foi realizada uma formação do programa de educação "União Faz a Vida", com professores dos Cemeis e escolas que farão parte do programa em 2022. O “União Faz a Vida” vem sendo desenvolvido em Sorriso por meio de uma parceria com a cooperativa Sicredi Celeiro MT/RR e a Prefeitura Municipal, via Secretaria de Educação e Cultura, e trabalha o conceito do cooperativismo junto às crianças e objetiva construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, com foco no tripé família + escola + comunidade.

Hoje (20) a jornada contará com uma palestra de abertura com os ilusionistas Klauss Durães e Henry Vargas, às 19h, com o tema “O impossível é uma ilusão”. No dia 24, a palestra será com Marlon Rodrigo Brunetta, que abordará o tem “O educador do presente”.

Entre os dias 24 e 27, os professores da Educação Infantil ao 3º ano e gestores escolares passarão por formação ministrada pelo professor Dr. Geraldo Peçanha de Almeida, pedagogo e psicanalista pela Sociedade Internacional de Psicanálise de São Paulo. Haverá também formação com professores especialistas de áreas do 4º ao 9º ano com a Editora Aprende Brasil; e formações específicas para professores dos Cemeis aos terceiros anos ministradas pelo Centro Municipal de Formação para Profissionais da Educação (Cemfor) de Sorriso.