De acordo com o professor Jairo Brizola, que coordena o projeto, neste primeiro momento a Semec tratou da avaliação diagnóstica de entrada, em que participaram todas as escolas que atendem os Anos Iniciais (1°ao 5°ano), bem como os Anos Finais (6° ao 9° ano) do Ensino Fundamental. Segundo ele, diante dos resultados analisados, são traçadas metas individuais por escola, nos componentes curriculares Língua Portuguesa e Matemática, bem como em proficiência em escrita.

“As avaliações diagnósticas fazem parte de um conjunto de instrumentos avaliativos tanto para aferição do processo de alfabetização dos estudantes na idade correta quanto para a análise da proficiência em letramento linguístico e matemático”, explica.

O projeto se baseia no Mapa de Foco criado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que apresenta uma seleção de habilidades focais para cada ano do Ensino Fundamental e orienta os professores sobre como trabalhá-las. “Esse debate é fundamental para o desenvolvimento do Programa Ensina Mais Sorriso, pois possibilita avaliarmos, juntos com os professores, que intervenções precisam ser feitas no processo de ensino e aprendizagem de nossos alunos”, salienta a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler.