De acordo com o professor Jairo Brizola, que coordena o projeto, num primeiro momento a Semec trabalhou com os gestores e coordenadores das unidades escolares. Agora, está sendo a vez dos professores analisarem os resultados das avaliações e opinarem sobre o andamento do projeto. Pela manhã, as escolas Ivete Lourdes Arenhardt e Aureliano Pereira da Silva participaram do encontro, realizado no Auditório Magessi, no Centro de Eventos Ari José Riedi. À tarde foi a vez da escola Jardim Bela Vista fazer o prognóstico.

“Estamos trazendo os professores para o debate, analisando como foi o processo de evolução dos alunos em cada escola para que, a partir dos resultados apresentados, as unidades possam traçar seus planos de ação, no sentido de atender as turmas com maior defasagem. Nosso objetivo é alinhar o processo educacional em toda a rede, possibilitando o diagnóstico das dificuldades e permitindo intervenções necessárias para melhorias na qualidade tanto do ensino como da aprendizagem”, diz.

O projeto se baseia no Mapa de Foco criado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que apresenta uma seleção de habilidades focais para cada ano do Ensino Fundamental e orienta os professores sobre como trabalhá-las. “Estamos aferindo o nível de aprendizado dos alunos e, a partir daí analisar quais habilidades deverão ser retomadas. Uma das questões colocadas hoje pelos professores foi a inclusão deles no trabalho de elaboração das avaliações e entendemos ser muito importante esse feedback do que pode ser melhorado no processo”, destaca Jairo.

Para a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, esse debate é fundamental para o desenvolvimento do Ensina Mais Sorriso.

“É o momento de avaliarmos, juntos com os professores, que intervenções precisam ser feitas no processo de ensino e aprendizagem, as quais nos possibilitarão sanar algumas perdas, fazendo com que nossos alunos adquiram as habilidades que precisam ser desenvolvidas em cada etapa”, salienta a gestora.

Para desenvolver o projeto nas escolas, o Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Cultura conta com o trabalho dos formadores do Centro Municipal de Formação para Profissionais da Educação (Cemfor), para desenvolver as habilidades ainda não consolidadas por meio da formação continuada dos professores.