O curso é voltado para pesquisadoras nas áreas de ciência, tecnologia, engenharias e matemática que estejam cursando no mínimo a graduação, tenham uma proposta de inovação de base científica e/ou tecnológica e desejem empreender. Ao todo foram 320 projetos inscritos.

As cientistas selecionadas para o treinamento virtual participarão de sete encontros, entre os meses de setembro e outubro, com foco em temas relacionados à inovação, ao empreendedorismo e ainda sobre gênero e ciência. A iniciativa está comprometida com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O Centro de Formação para Profissionais da Educação (Cemfor), da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), é um espaço voltado para a formação continuada de professores, na busca por melhorias na qualidade do ensino.

“Para nós é motivo de orgulho termos uma professora selecionada dentre tantos projetos interessantes. A Secretaria de Educação e Cultura sempre apoio e valoriza os profissionais da educação que buscam inovar, principalmente no contexto de trazer o empoderamento relativo às nossas estudantes da rede municipal de ensino”, diz a gestora da pasta, Lúcia Drechsler.

A proposta

Dentre os objetivos, a iniciativa busca, por meio da ciência, alcançar a igualdade de gênero e empoderar mulheres e meninas. O projeto da professora Elizania, selecionado para esta edição do programa, tem como foco trabalhar com meninas dos 4º e 5º anos do ensino fundamental, mostrando a alfabetização e letramento científico e a importância de se considerarem pesquisadoras.

“A ciência hoje precisa tanto de homens, quanto de mulheres. Porém, é evidente que não temos muitas mulheres neste segmento. A minha proposta quer incentivar meninas para que compreendam mais o que é a ciência, ler e escrever, e compreender, principalmente no processo de letramento e alfabetização científica”, explica.

O Museu do Amanhã

O Museu do Amanhã é um museu de ciências aplicadas que explora as oportunidades e os desafios que a humanidade terá de enfrentar nas próximas décadas a partir das perspectivas da sustentabilidade e da convivência. Inaugurado em dezembro de 2015 pela Prefeitura do Rio, o Museu do Amanhã é um equipamento cultural da Secretaria Municipal de Cultura, que opera sob gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG).