Hoje pela manhã (27), o prefeito de Sorriso, Ari Lafin esteve reunido com os pequenos produtores de queijo de Sorriso, juntamente com representantes do Núcleo Integrado de Fiscalização – NIF, Vigilância Sanitária, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Kuhn, secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Drusina e o secretário de Governo, Marlon Zanella, para discutirem sobre a irregularidade da produção e comercialização do produto, bem como, o custo mínimo da inspeção laboratorial.

Segundo os produtores, a irregularidade acaba atrapalhando na comercialização daqueles que trabalham dentro da legalidade e seguem regularmente o Termo de Ajustamento de Conduta – TAC.

“Todos nós sabemos que o mercado é exigente, por isso, queremos que nossos produtos cheguem até o consumidor com a melhor qualidade e para isso, seguimos todas as exigências, mas ainda existem alguns produtores que estão trabalhando clandestinamente e por isso, conseguem vender mais barato o produto, principalmente para os mercados. Nós temos um custo alto com as exigências sanitárias”, explica Rita de Cássia, uma das produtoras.

De acordo com o TAC, a partir do dia 02 de julho de 2019 cabe ao NIF, realizar atos de vistoria, fiscalização, lavratura de autos, intervenção e imposição de penalidades aos associados da Afeso, Aprochã e Felsmat e aos feirantes de Sorriso que não cumprirem as orientações prévias e não realizarem as adequações indicadas.

Durante a reunião, também foi discutido sobre o auxílio da Prefeitura de Sorriso em relação a análise laboratorial dos queijos que deve ser feita a cada três meses pelos produtores e que custa caro para cada um, uma exigência do Ministério da Agricultura. Com isso, os produtores de queijo solicitam a ajuda do Poder Público para conseguir o custo mínimo desta análise.