Voltado para a saúde masculina, este mês é dedicado ao combate e à conscientização do câncer de próstata, câncer mais comum entre os homens. Obesidade e idade mais avançada (mais de 65 anos) são fatores que contribuem para a doença.
O novembro azul é um mês para realizar ações que façam essa conscientização e incentivem os homens a realizarem os exames preventivos, essenciais para garantir uma boa qualidade de vida.
de eficiência
Sorriso recebeu o Selo Diamante de transparência pública, a premiação representa o mais alto nível de transparência pública, demonstrando o compromisso com a prestação de contas e o investimento dos recursos públicos.
Sabe aquele encontro mensal com o pessoal da melhor idade?! Ele voltou! Nesse sábado, 22 de março, será realizado o primeiro encontro de 2025 do projeto “Idoso Ativo e Feliz”. A partir das 7 horas as equipes da Secretarias de Saúde e Saneamento e da Assistência Social, acadêmicos e professores da Faculdade Anhanguera, estarão no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI) para aquela conversa e a vivencia de bons momentos. A atividade seguirá até às 11 horas.
E nesse sábado o tema em debate é “Aposentadoria e benefícios eventuais”. Além disso, a programação conta ainda com atividades relacionadas à prevenção de acidentes e quedas; aferição dos sinais vitais; acompanhamento do índice de massa corporal (IMC) e dinâmicas em grupo.
Coordenadora do departamento de Educação em Saúde, Sílvia Gehring, explica que esse “é um momento de muita troca de experiência e de dicas que melhoram a qualidade de vida do nosso idoso; em média cerca de 200 idosos participam de cada encontro”.
A atividade, vale lembrar, também integra as ações da Comissão de Integração de Ensino e Serviço (Cies) e Academia da Saúde da Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas); equipes da Assistência Social, e conta ainda com o apoio dos estudantes do curso de Fisioterapia da Faculdade Anhanguera.
Início do projeto
O projeto Idoso Ativo e Feliz iniciou em maio de 2023, quando foi realizado o primeiro encontro e busca discutir saúde do idoso em comunidade. Na oportunidade, além das rodas de conversa são disponibilizados serviços como atividades físicas adaptadas; consultas de enfermagem; imunizações; aferição dos sinais vitais; dinâmicas em grupo; avaliação de saúde bucal, dentre outros. Tudo para melhorar o quadro clínico funcional do idoso, mediante ações preventivas, integração e diversão.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).