Oficializada há pouco mais de dois meses, a rede unificada de Sorriso é pioneira no Estado. Resultado de um trabalho conjunto entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, é voltada à potencialização e dinamização dos serviços de proteção à criança, ao adolescente, mulher e idoso vítimas de violações de direitos.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social de Sorriso, Jucélia Ferro, apresentou a rede unificada aos presentes, expondo sobre sua história, finalidade e objetivos. Os avanços e perspectivas da rede também foram abordados durante o evento.

Segundo Jucélia, antes da criação da rede, Sorriso já oferecia atendimento especializado de proteção aos públicos vulneráveis, porém, não existia um atendimento unificado e a rede veio com um papel fundamental no atendimento às vítimas de violência, em suas diversas formas, oferecendo estruturas de atendimento que contribuem para o encaminhamento adequado, proporcionado atendimento individualizado e humanizado, além de promover maior agilidade na resolução dos casos. “Muitos avanços já tivemos como, por exemplo, a criação do Núcleo de Atendimento à Mulher, e hoje contamos com equipes especializadas para cada público vulnerável. Porém, muito temos ainda a alcançar e precisamos que mais frentes venham somar junto à rede para que possamos avançar na proteção de nossas crianças, adolescentes, mulheres e idosos”, disse a gestora da pasta.

Conforme o coordenador da rede, o juiz de direito e diretor do Foro da Comarca de Sorriso, Anderson Candioto, a rede unificada realiza triagem, com escutas especializadas, e encaminha as vítimas aos órgãos competentes para acolhimento, atendimento e acompanhamento. “É a primeira rede unificada de proteção de Mato Grosso que envolve poderes e entidades e busca oferecer um atendimento mais eficiente e humanizado aos públicos vulneráveis, chegando ao núcleo familiar e buscando evitar a revitimização. Temos orgulho em fazer parte deste projeto e hoje estamos demonstrando com detalhes como é feito o trabalho e sua importância para a sociedade”, destacou o juiz.

“Sorriso é a primeira Comarca do Estado a criar uma rede unificada e tem dado bons frutos. Nossa intenção é conhecer mais intimamente esse trabalho e espalhar a iniciativa às demais comarcas. Estamos tratando de vetores extremamente importantes para a sociedade e essa unificação, além de otimizar, irá também expandir as ações em toda a sociedade”, disse a desembargadora, Maria Helena.

“A unificação das ações entre os poderes, forças de segurança e sociedade organizada é fundamental, pois essa junção de esforços faz com que vítimas de violação de direitos possam ter um atendimento mais humanizado e uma resposta mais rápida tanto na proteção quanto na punição dos agressores. Estamos avançando de forma significativa e quem ganha com isso é a sociedade”, frisou o prefeito de Sorriso, Ari Lafin.

O evento contou ainda com a presença de autoridades como o juiz de direito auxiliar da presidência do TJ-MT, Paulo Marcio; juiz de direito e diretor do Foro da Comarca de Sorriso, Érico de Almeida Duarte; Victor Lima Pinto Coelho, juiz de direito da 2ª Vara Criminal da Comarca de Sorriso; o presidente da Câmara de Vereadores, Iago Mella; o Promotor de Justiça de Sorriso, Marcio Florestan; Ubirajara Vicente Luca, Defensor Público coordenador das Defensorias Públicas de Sorriso; Fernando Mascarello, presidente da 17ª Subseção da OAB de Sorriso; e demais autoridades judiciárias, civis, militares e eclesiásticas, além de representantes de órgãos e entidades que compõem a Rede Unificada de Proteção.

No ato, a desembargadora recebeu das mãos do presidente do Legislativo, Iago Mella, o título de Cidadã Sorrisense, em reconhecimento a sua gestão no TJ/MT, com foco nas políticas públicas judiciais de estruturação e fortalecimento das Redes de Proteção. Os representantes legais dos conselhos municipais CMDCA, CMDM e CMDI também realizaram entrega à convidada de uma lembrança em nome de toda a Rede Unificada. A desembargadora recebeu ainda uma lembrança em nome de todos os servidores públicos da Comarca de Sorriso. As lembranças foram confeccionadas pela marcenaria do Centro de Ressocialização Social (CRS) de Sorriso.