É do bairro Bela Vista o ganhador do quinto prêmio do IPTU 2017. Em plena tarde de sábado (8), o aposentado Orlando Pelói recebeu, das mãos do prefeito em exercício, Gerson Bicego, e do secretário de Fazenda do município, Sérgio Kócová Silva, o cheque de R$ 12 mil (valor bruto) referente à premiação dos contribuintes que vêm pagando em dia o imposto. O sorteio ocorreu durante a segunda edição do Sorriso em Movimento, realizada na Escola Municipal Jardim Amazônia. O vereador Toco Baggio e servidores do departamento de Tributação da Prefeitura também participaram da entrega.

Pioneiro, o aposentado aproveitou a oportunidade para lembrar como foram os  primeiros anos no município. “Construí essa casa aqui há 28 anos, quando o bairro ainda era cheio de mato “, relembra, acrescentando que os filhos ajudaram a implantar o posteamento de energia elétrica na cidade. O senhor Orlando, que pagou o IPTU no valor de R$ 266, ainda planeja o que vai fazer com o prêmio. “Eu não esperava, pois moro aqui há 30 anos, sempre paguei meus impostos em dia, mas nunca ganhei nada”, declarou.

Os três primeiros prêmios foram sorteados no dia 14 de maio, sendo que o primeiro prêmio foi de R$ 30 mil (valor bruto) para quem imprimiu o boleto, o segundo prêmio foi de R$ 25 mil (valor bruto) para quem pagou em cota única e R$ 12 mil (também bruto) como terceiro prêmio, para quem optou por pagar de forma parcelada. O quarto prêmio, cujo sorteio ocorreu no Paço Municipal,  foi entregue no dia 9 de junho, para a sortuda Maria dos Santos Pereira Gomes, moradora do Residencial São Francisco.

Serão sorteados ainda mais três prêmios, sendo dois de R$ 12 mil (valor bruto) em agosto e setembro, e em outubro será feito o sorteio do último prêmio, no valor de R$ 25 mil (valor bruto). Vale lembrar que é feito o desconto do imposto de renda destas premiações, de acordo com a Lei 4.506/64. O valor estimado para a arrecadação do IPTU 2017 chega a R$ 21.061.941,45, já inclusas aí as taxas incidentes do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom), coleta de lixo e Cosip. Segundo dados da Secretaria de Fazenda do município, já foram arrecadados mais de R$ 12,5 milhões com o imposto, o que equivale a 60% da projeção inicial.

“É muito bom participar de momentos como esse, que temos a oportunidade de premiar cidadãos que cumprem seu dever de pagar os impostos e assim contribuir com as ações que beneficiam toda a população”, destacou Gerson, reforçando que é dever da Administração Municipal fazer o melhor uso possível destes recursos. “É nossa obrigação cuidar muito bem destes recursos e atuar sempre pensando no bem do maior número possível de cidadãos, com obras e serviços de qualidade”.