Rita de Cássia Pinto Hachiya, Pedro Paulo Martins e Leocir West tomaram um banho de leite no último sábado (29), no encerramento do 7.º Torneio Leiteiro realizado no Assentamento Jonas Pinheiro. Por quê? São deles as três vacas campeãs do 7.º Torneio, organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Participaram da disputa 12 animais, pertencentes a sete produtores rurais do município.

Na categoria Jersey, a vaca Kate de propriedade de Rita de Cássia faturou o 1º lugar com 38,85 quilos de leite. A vaca Cacau, levada por Leocir West ficou com o 2º lugar, com 35,25 quilos de produção. O 3º lugar ficou com o animal Alemanha de propriedade de Pedro Paulo Martins que produziu 25,15 quilos durante o torneio.

Já na categoria Livre, em que participam animais das raças Girolando, Jersolanda e Gir Leiteiro, a maior produção foi da vaca Neguinha, com 52,35 quilos, da propriedade de Leocir West. Em 2º lugar ficou a vaca Sabiá, levada por Pedro Paulo Martins com 47,1 quilos de leite; a terceira colocada foi a vaca Babi, de propriedade de Rita de Cássia com 28,35 quilos de produção durante o torneio.

Os vencedores levaram para casa troféu e prêmios.  Para o 1º lugar foi ofertada uma tonelada de adubo químico, produtos agropecuários e um kit de inseminação artificial por tempo fixo. Já para o segundo e terceiro lugares foram ofertados 200 quilos de adubo químico, produtos agropecuários e o kit. Os produtores com animais premiados terão preferencia na realização de silagem. A premiação é a mesma para as duas categorias.

A produtora Rita de Cássia destacou o fato de pela primeira vez o evento ter sido realizado no Jonas Pinheiro e reforçou o fato de “o pequeno produtor investir em qualidade”. Já para o produtor Pedro Paulo Martins, todos os animais levados produziram muito leite. “O padrão dos animais está cada vez mais elevado”.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Sardi Trevisol, elogiou o desempenho apresentado pelos animais e a participação dos produtores durante o torneio.  “Parabenizo  a todos que participaram e já vamos nos organizar para o próximo ano realizar um torneio maior. Nossa intenção é fortalecer a cadeia produtiva de leite no município”, destacou.

Presente no evento o prefeito, Ari Lafin, parabenizou todos os produtores participantes. “Quero parabenizar todos os produtores sorrisenses pela passagem do Dia do Agricultor e salientar a importância de cada um de vocês no fortalecimento da cadeia produtiva do nosso município”, disse.

Lafin também salientou que “nossa Administração tem um grande compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar e eventos como esse reafirmam essa postura. Vamos trazer mais palestras e buscar novos incentivos para a agricultura familiar”, acrescentou.

O torneio teve início no dia 27, com a chegada dos animais e a primeira esgota. Já na sexta-feira (28), teve continuidade com a primeira das duas ordenhas diárias, que foram realizadas novamente no sábado (30). No domingo (31), os animais retornaram às propriedades.