Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Para garantir que as vias estejam com a sinalização sempre em dia, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), continuou, em agosto, o trabalho de revitalização e reforço da sinalização em vários pontos de Sorriso.
Na Zona Leste, a ciclovia da Rua Tangará tá novinha em folha, devidamente pintada, reforçando assim que aquele espaço seja para uso exclusivo das bikes. O trabalho de “pinta a pista”, implanta placa também foi feito nos cinco pontos que contam com as lombadas eletrônicas, nas ruas que tiveram o sentido alterado na região entre a Perimetral Sudeste e a Área Verde Central.
Vários bairros também estão com suas ruas, avenidas e travessas com a sinalização tinindo: São José (I e II), Jardim Carolina, Centro sul, Industrial (I e II), Jardim Amazônia, Centro Norte, Bom Jesus, Rota do Sol, e Jardim Alvorada
Outros pontos que receberam atenção especial da Semsep foram as áreas próximas a unidades escolares, como a Escola Estadual Ignácio Shevinski Filho, no Bairro Industrial I; a extensão da Ignácio (o antigo Ceja Arão Gomes Bezerra), na Rua Genésio Roberto Baggio, no Centro-Sul; a Escola Municipal Flor do Amanhão, no Industrial II; e a Escola Municipal Ivete Lourdes Arenhardt, no Centro-Norte.
O trabalho para garantir que todos os pontos da cidade estejam devidamente sinalizados é feito com base no planejamento da pasta. Mas a população não só pode, como deve apontar locais que já estejam com a pintura apagadinha ou com ausência de placas. É possível entrar em contato com a Semsep pelo 3544 3563, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).