Como tudo começou

Com participação de representantes de todas as secretarias, o GGF foi criado para organizar a manutenção das frotas do Município. O gabinete nasceu a partir da necessidade de “deixar tudo alinhadinho” depois do levantamento feito pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), por meio do Programa Aprimora, que fornece apoio técnico para a implementação, o funcionamento e a avaliação de controles internos, com o objetivo de alcançar melhorias na governança da gestão pública mato-grossense.

Em 2017, quando foi realizado o primeiro levantamento, o nível de maturidade do controle interno na gestão de frotas, na maioria dos municípios (52,4%), era o inicial; 43,44% possuíam nível básico de maturidade, e apenas 4,10% dos municípios estavam no nível intermediário. Em 2019, o percentual de municípios no nível inicial caiu para 49,22%. O nível básico também diminuiu para 30,84%, enquanto o nível intermediário mais que dobrou, alcançando 10,94% dos municípios.

Após a pontuação ruim em 2017, várias ações foram desenvolvidas pela Prefeitura, como a reforma da oficina mecânica e estruturação do GGF, que, de forma colegiada e com a partilha de responsabilidades, passou a atuar no monitoramento dos veículos, peças, pneus e combustíveis. Com isso, Sorriso saltou do nível básico em 2017 (23,96%), quando ocupava o 39º lugar no ranking dos municípios, para o nível intermediário em 2019 (68,63%), ficando como primeiro colocado do Estado.

O que nasceu como um “puxão de orelhas” despertou o senso de organização e de melhoria contínua para o setor. Prova disso é a implantação do SorriMobi, ainda no primeiro semestre do ano passado. O aplicativo  para gerenciar a frota da Prefeitura funciona como um “uber” e foi desenvolvido por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), a Controladoria Geral do Município (CGM), a Secretaria Municipal de Administração (Semad) e o GGF.

Economicidade e Eficiência

“Nesta reunião especificamente, tratamos sobre as necessidades de cada setor, sempre com foco na economicidade, verificando quais setores podem se beneficiar do aluguel de veículos, que tem se mostrado uma alternativa economicamente viável e que igualmente confere mais agilidade na substituição do veículo em caso de defeito”, acrescenta o prefeito.

Coordenador do GGF e secretário-adjunto de Obras e Serviços Públicos, Jesué Soares dos Santos acrescenta que a manutenção dos carros locados é muito mais prática que da frota própria, visto que a burocracia necessária para a aquisição de peças, por exemplo, acaba tornando o processo mais moroso. “Mesmo trabalhando com planejamento para a aquisição de peças por licitação, é inegável o quanto dispor de uma frota locada  permite substituições mais rápidas e garante veículos sempre em dia para as necessidades da Prefeitura”.

Atualmente, compõem a frota da Prefeitura de Sorriso 94 veículos locados (entre caminhões para coleta de lixo, ônibus para o transporte coletivo (escolares, transporte de pacientes e atletas), automóveis e caminhões de cabine estendida). Já na frota própria, há 92 automóveis, 62 máquinas de grande porte, 11 motos próprias, 53 caminhões e 52 ônibus utilizados no transporte escolar.