Trabalho integrado

Neste trabalho, manter contato direto com os produtores rurais é indispensável. “Estamos sempre fazendo juntos este trabalho, com parceria desde o planejamento das ações, até à execução”, comenta o adjunto da pasta, Emerson Farias, lembrando que todas as ações são partilhadas entre os integrantes Conselho Municipal do Fundo de Transportes e Habitação (Fethab).

Renovação da frota

Para permitir que o trabalho executado pela Semtra esteja no mesmo compasso das demandas apresentadas, a Prefeitura deu continuidade ao processo de renovação o parque de máquinas com um investimento global de R$ 4,5 milhões. No pacote, estão inclusos seis caminhões, duas retroescavadeiras (uma de pneus e uma de esteira), um caminhão-pipa e uma patrola.

Foco na pavimentação

Ao mesmo tempo, seguem em andamento as iniciativas para, gradativamente, ir mudando o cenário das vicinais, deixando pra trás a “poeira vermelha, poeira, poeira do meu sertão”, para engrenar na “marcha do progresso”, “com muitas pontes sobre os rios e asfalto nas estradas”. Somente neste ano, duas pontes de concreto foram edificadas sobre o Rio Celeste, uma na Estrada Sodema e uma na Estrada Rodeio.

O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, informa que, para 2022, a tendência é seguir “tocando em frente” este processo. “É um processo gradativo, que demanda trabalho conjunto, em que o foco é trazer mais segurança e bem-estar a todos que passam por nossas estradas e garantir os alicerces para que Sorriso possa continuar crescendo de maneira sustentável”, comenta.

Na quarta-feira (1.º), teve início o processo de licitação para a construção de uma ponte de concreto sobre o Rio Celeste, na Estrada Linha Norte, com 25 metros de extensão por 6,30 metros de largura, onde devem ser investidos R$ R$ 867.917,89.

Por meio da parceria entre Governo do Estado, Prefeitura e  produtores, a  MT-485 está sendo pavimentada em um trecho de 34 km, na região do Morocó. Na fila, aguardando asfalto, está a MT-490, lembrando que na MT- 560 e na MT-222 o processo também está avançado.

Em outra frente de trabalho, por meio do Agroestradas, o Governo do Estado propôs um acordo simples, o de viabilizar o asfalto nas estradas que já contam com projeto, com o aporte de 50% dos recursos garantidos pelo Executivo estadual. O restante deve ser dividido entre Prefeitura e proprietários, que devem estar devidamente organizados em associações.