O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, assinou esta manhã (19) o Termo de Fomento com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Sorriso – Apae, representada pelo presidente da instituição, Gelson Bauer, que prevê repasses financeiros no valor total de R$ 1,4 milhão.

De acordo com o termo, o montante será repassado em 10 parcelas mensais no valor de R$ 140 mil, iniciando este mês e findando-se em dezembro. Em relação ao ano passado, a quantia destinada à instituição teve um aumento de 16%, somando-se R$ 200 mil aos R$ 1,2 milhão repassados em 2017.

“Respeito muito o trabalho da Apae e sabemos o quanto devemos apoiar a instituição. Somos sempre parceiros da Associação e agradeço à Câmara de Vereadores que votou em regime de urgência o projeto de Lei nº 14/2018, que autorizava a assinatura deste termo”, pontua Lafin.

Participaram da solenidade de assinatura o vice-prefeito, Gerson Bicego, o secretário de Governo, Luís Fábio Marchioro e membros da diretoria da Apae.

Gelson Bauer define o repasse financeiro como essencial para a instituição. “Este repasse é fundamental para que possamos fazer o nosso trabalho, pagar as nossas contas e nossos colaboradores. Em ocasiões como esta é que temos a certeza de que não estamos sozinhos”, afirma o presidente da Apae de Sorriso.

Em Sorriso, a Apae desenvolve trabalhos voltados a crianças, jovens e adultos portadores de necessidades especiais com a finalidade de articular ações de defesa, direitos, prevenção e inclusão social, rompendo barreiras, acreditando nas suas capacidades e potencialidades. A entidade é mantida com o apoio de voluntários e doações por parte de pessoas físicas, jurídicas e governamentais.

Atualmente a instituição atende 162 alunos, portadores de deficiência intelectual e múltipla de diversas idades. Na entidade, eles recebem atendimento educacional e técnico como fisioterapia, fonoterapia e psicologia, AEE- Atendimento Educacional Especializado, equoterapia, treinamento desportivo. A Apae conta ainda com assistentes sociais e trabalha com a inserção dos alunos no mercado de trabalho.