Estiveram presentes o prefeito Ari Lafin, as secretárias municipais Jucélia Ferro (Assistência Social) e Lúcia Drechsler (Educação e Cultura), a segunda dama do Município, Edilamar Nava Bicego, a secretária-adjunta de Educação e Cultura, Marisa Netto, o diretor do Departamento de Cultura, Jarbas Sokolowski e servidores da Semec e do Departamento de Cultura.

O edital contemplava quatro esculturas com temáticas preestabelecidas, selecionadas pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais. No Lago do bairro Rota do Sol, foi instalada a obra denominada “Origami”, com dobraduras em metal, do artista plástico Mauer. Em homenagem à leitura, a obra “Olhar pra dentro de si”, também do artista Mauer, foi colocada na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, na Praça da Juventude. Ainda na temática da leitura, foi instalada na Biblioteca Container da Praça da Integração, no Bairro Novos Campos, a obra “Portal da Leitura”, do artista plástico Wilter. Na temática livre, a obra “Mensageiro dos Ventos”, do artista plástico Lucas SanPer, foi instalada na Avenida Blumenau, em frente ao posto Paraíso.

Conforme o diretor do departamento, durante a entrega os artistas falaram sobre suas obras, significado e a temática estabelecida para cada arte. Esse edital do Promic abrangeu ainda a execução de outras obras artísticas, como os cinco painéis da Torre do Marco Zero e as pinturas artísticas dos viadutos da BR 163, no perímetro urbano de Sorriso. “Com esse apoio do Promic buscamos contemplar a arte em suas mais diversas áreas durante o período da pandemia. Hoje, recebemos essas lindas esculturas, que deixaram nossa cidade ainda mais bela”, reforça Jarbas.

Por meio desse programa de incentivo conseguimos auxiliar os artistas que tiveram perdas salariais devido à pandemia. “É uma forma de apoio à classe, que teve seus ganhos prejudicados. Com o incentivo conseguimos abranger propostas nas diversas linguagens, incentivando nossos artistas”, frisa Marisa Netto.

A secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, destacou a importância desse programa de incentivo. “Por meio do Promic conseguimos ofertar uma oportunidade de patrocínio para os artistas locais e fomentar a cultura durante o período de pandemia. E, com isso, estamos conseguindo deixar nossa cidade mais bonita e repleta de arte”, salienta.

O prefeito Ari elogiou o trabalho dos artistas e falou da importância do incentivo às artes visuais. “Precisamos destacar a importância dessas obras no contexto cultural da nossa cidade. Todos estão de parabéns pelo excelente trabalho, que deixa nossa cidade mais bonita. O fomento à cultura é fundamental e a gestão é parceira destas ações, principalmente neste momento tão difícil para nossos artistas”, diz.

Como incentivo à cultura no período de pandemia, foram lançados onze editais em 2020, oito deles com recursos captados pela Lei Aldir Blanc, onde foram disponibilizados R$ 610.865,00. Além disso, foram aplicados R$ 458 mil de recursos provenientes do Fundo Municipal de Cultura. Até agora, foram 130 contemplados com os editais, abrangendo toda a classe artística de cada segmento cultural. Em 2021 já foi lançado um edital em caráter emergencial para auxílio aos músicos.