A Prefeitura de Sorriso divulgou ontem (18), a primeira lista com nomes de proprietários notificados devido à terrenos baldios sujos. De acordo com o coordenador do Núcleo Integrado de Fiscalizações (NIF), Reinaldo Nunes, o município conta hoje com mais de 23 mil lotes vagos, “muitos deles sujos e servindo como locais de descarte de lixo e entulho, com vegetação alta, servindo como criadouro para o aedes aegypti e para outros vetores de doenças como ratos, além de animais peçonhentos como cobras e aranhas”, detalhou.

Reinaldo especificou que na lista constam 519 proprietários com terrenos sem manutenção. Conforme o fiscal, os proprietários notificados têm dez dias para realizar a limpeza. Após isso, estão sujeitos à cobrança de multa, fixada em  20VRF’s, que equivalem hoje à R$ 1.512,00.

Além disso, há a situação da queimada urbana. “No momento, ainda estamos no período chuvoso, mas a multa também existe no caso da queimada urbana, e, especificamente nesse caso a multa mínima para a queimada é de R$ 5 mil”, explicou o coordenador.

Esta é a primeira lista divulgada pelo setor. Conforme adiantou o coordenador do Núcleo, o trabalho de vistoria e fiscalização nos terrenos será realizado de maneira contínua e sempre que necessário, os proprietários serão notificados. “É obrigação do proprietário manter o imóvel limpo. O intuito é que todos limpem e não seja necessário aplicar a multa”, ressaltou.

Desde o início do ano a Administração Municipal tem trabalhado com o programa Sorriso em Ação. Por onde passa, a operação realiza vários serviços que vão desde o de resíduos sólidos; limpeza de terrenos públicos que possam estar sujos, e notificação de terrenos particulares que estejam na mesma situação;  troca de lâmpadas da iluminação pública; tapa-buracos; pintura de meio-fio; corte de grama dos canteiros centrais; e limpeza de bocas de lobo.

Quem tiver dúvidas, sugestões ou denúncias, pode entrar em contato com o NIF pelo 3545-4769.

Confira a lista completa aqui.