O desenvolvimento
educacional é um fenômeno que depende de investimentos, implementação de ações,
motivação, estimulação constante e aprimoramentos da realidade na busca por
melhorias na qualidade do ensino. Pensando nessa proposta, a Prefeitura
Municipal, por meio Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec),
implantou no município o Centro Municipal de Formação (Cemfor), que será
inaugurado na próxima terça-feira (15), às 8 horas, no espaço anexo à Biblioteca
Municipal Monteiro Lobato, localizada na Praça da Juventude.
A secretária de Educação e
Cultura, Lúcia Drechsler, pontua que o objetivo do Centro é disponibilizar
formação continuada durante todo o ano letivo. “Centramos na formação
continuada aos profissionais da educação, com um cronograma de trabalho
que atenda às necessidades formativas da rede municipal nos níveis e áreas de
atuação do professor”, salienta.
Lúcia explica que o
trabalho é pautado no retorno do acompanhamento técnico pedagógico realizado
nas escolas e CEMEIS pela equipe técnica do Departamento Pedagógico da Semec e
também nos dados das avaliações diagnósticas internas, realizadas pela pasta e
avaliações externas - ANA, Prova Brasil, Hábile, IDEB, entre outras avaliações.
Com atendimentos iniciados
em abril, cerca de 600 professores participam das formações quinzenais voltadas
para pedagogos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, professores de
Educação Física e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil.
O Cemfor atende de segunda-feira
a sexta-feira, das 07h às 11h e das 13h às 17h. E às quintas-feiras, no horário das 17h às
20h, de acordo com cronograma específico de datas, os professores
alfabetizadores também têm oportunidade de participar das formações do PNAIC –
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, com os seguintes temas:
alfabetização matemática, ciências da natureza, ciências humanas e integrando
saberes. Atuam no Centro um coordenador e quatro professores formadores.
Confira
as formações ofertadas:
Ensino fundamental I
• Sala de aula: do
diagnóstico à intervenção pedagógica.
• Competências e
habilidades com foco na leitura e escrita.
• Jogos e a resolução de
problemas no ensino da matemática.
• Práticas do ensino de
Ciências Naturais e Alfabetização Científica.
• A arte nos anos iniciais
do Ensino Fundamental.
Educação Infantil
• Profissão e formação
docente: introduzindo algumas reflexões.
• Ser docente na Educação
Infantil: entre o ensinar e o aprender.
• Ser criança na Educação
Infantil: infância e linguagem.
Educação Física
• Jogos cooperativos.