O Município, que conta com o Aeroporto Regional Adolino Bedin passando pelo processo de revitalização e reforço das estruturas, está na iminência de voltar a ter voos comerciais três vezes por semana.  Além de líder na produção de grãos, é Sorriso também o ponto de encontro entre a BR-163 e a BR/MT 242. E é  esse “X da questão”: o encontro das rodovias na terra onde brotam os grãos e as plumas do agro, e combustível de fonte renovável é o que os especialistas no assunto chamam de “hub logístico” , que é aquele ponto central para coleta, separação e distribuição.

“Nossa intenção é buscar a união em torno do tema para seguir uma linha única de atuação”, aponta Ari. A linha de atuação é que deve ser única, mas a análise do contexto deve ser ampla, considerando todas as possibilidades e sempre com abertura ao diálogo, ao contraditório e principalmente, à soma de esforços, ideias e iniciativas em busca de um crescimento sólido e seguro.

Com a ferrovia, é possível tirar os grandões do asfalto nas viagens extensas, promovendo rotas menores para abastecer os vagões e reduzindo assim o fluxo pesado das rodovias. “Não há como se pensar de forma isolada, porque é todo um contexto que é impactado pelo processo de modernização logística, sempre pensando em pontos positivos e também avaliando possíveis gargalos”, segue o prefeito.

O lançamento de um edital para a construção de uma ferrovia estadual no início da semana reacendeu a chama de esperança de ver trilhos na paisagem marcada pela beleza da soja, do milho, do algodão e do girassol. No trecho anunciado pelo Governo do Estado, a estrutura viria de Cuiabá a Lucas do Rio Verde.   

A comissão deve agora avançar na sistematização das informações já disponíveis sobre todas as propostas vigentes, seja a estadual, a Ferrogrão, a Fico, a Leste-Oeste, a Ferronorte, a Rumo, enfim, conhecer ao máximo cada projeto e ampliar o diálogo com os representantes destas frentes, de forma que Sorriso seja contemplado neste panorama.  

Uma destas ações já deve ganhar corpo no dia 20, às 16 horas, quando o Centro de Eventos Ari José Riedi vai ser o palco de uma audiência o movimento Pró 3 Ferrovias, encabeçado pelo economista Vicente Vuolo, filho do ex-senador Vicente Emílio Vuolo, que faleceu em 2001 e que, ao longo de sua vida foi  defensor ferrenho da interligação de Mato Grosso com o resto do país por meio de ferrovia.

Participaram do encontro desta manhã, que vai dar origem à comissão, os secretários Claudio Drusina (Desenvolvimento Econômico), Hilton Polesello (Governo), e Marcelo Lincoln (Agricultura e Meio Ambiente); o presidente da OAB Sorriso, Fernando Mascarello; e os representantes da CDL, Nelton da Silva; da ACES, César Schevinski, e do Sindicato Rural de Sorriso, Farid Tenório Santos. Devem ainda integrar a Comissão Pró-Logística representantes do Legislativo, de cooperativas e outras instituições.