A Prefeitura de Sorriso investiu quase R$ 2 milhões na compra de novos maquinários, que serão usados pela Secretaria Municipal de Transportes no levantamento, manutenção, recuperação e construção de estradas. Foram entregues esta manhã (11), um trator de esteira, dois rolos compactadores, dois terraciadores, uma retroescavadeira, duas camionetes Oroch, uma prancha e um trator PC, que a partir de hoje já estarão trabalhando nos dois mil quilômetros de estradas do município.

Os recursos usados para a aquisição dos maquinários são oriundos do Fundo Estadual de Transporte (Fethab) e do Imposto Sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), como explica o Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso, Marcelo Duarte Monteiro. “Sorriso é nosso maior produtor de grãos do país, e o maior contribuidor do Fethab, e hoje está recebendo de volta parte de tudo que contribuiu. É uma satisfação ver que esse recurso está sendo bem aplicado em implementos que irão melhorar ainda mais as rodovias vicinais. Sorriso tem sido exemplo para todo o Estado”, afirma.

Presente no evento de entrega, o secretário chefe da Casa Civil, Ciro Gonçalves, ressalta a importância de saber aplicar os recursos. “A vinda do Estado hoje é para presenciar essa boa prática da Prefeitura de Sorriso, um dos municípios parceiros do Estado. Planejamentos, como os feitos aqui, devem ser levados como exemplo para os outros 140 municípios de Mato Grosso. A gestão feita em conjunto, por meio do Conselho do Fethab, merece ser compartilhada”, explica.

“Buscamos ouvir a sociedade agrícola do nosso município, através do Conselho do Fethab, o que nos ajudou a decidir quais os equipamentos que seriam destinados para este ano. Já havíamos investido quase R$ 3 milhões em 2017, este ano foram aproximadamente R$ 1,8 milhão, e iremos fazer o mesmo em 2019 e 2020, pois queremos deixar a Secretaria de Transportes a altura da Capital Nacional do Agronegócio”, pontua o prefeito de Sorriso, Ari Lafin.

Responsável pela Secretaria Municipal de Transportes, o secretário Leonir Capitânio agradeceu aos produtores pela parceria público-privada. “Esse maquinário veio em boa hora, pois conseguiremos eliminar muitos problemas com rapidez e eficiência. Por meio da parceria com os agricultores, no ano passado conseguimos fazer o levantamento de alguns trechos, e agora vamos elevar os outros mais críticos, também contando com a parceria público-privada que tem dado muito certo”, afirma.

O agricultor e membro do Conselho Administrativo do Sindicato Rural de Sorriso, Evandro Bedin, comemora a chegada dos novos maquinários. “Queremos agradecer a Prefeitura por investir em maquinários os recursos do Fethab. Os agricultores sempre foram parceiros da Administração Municipal e agora iremos trabalhar em conjunto nas estradas rurais, aproveitar esse período da seca para prevenir os problemas que poderão vir com as chuvas”.