A Prefeitura de Sorriso
está estruturando o Departamento de Recursos Humanos (RH). Ligado à Secretaria
Municipal de Administração, o departamento está responsável por questões
relacionadas aos fatores de comunicação entre a Prefeitura e o servidor, os
planos de carreira, a saúde e segurança no trabalho, os planos de treinamento e
desenvolvimento de pessoal, além de gerenciar a qualidade do ambiente
organizacional.
“Nossa preocupação, desde
o primeiro dia de gestão, foi a de colocar o servidor como nosso principal
foco, visando garantir qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho. Esta
gestão está comprometida com a questão da valorização do servidor, por isso
estamos estruturando todo o RH, com profissionais capacitados que farão
treinamentos com os nossos secretários, coordenadores e servidores. Isso é algo
inovador, pois poucas Prefeituras investem em Recursos Humanos”, frisa o
secretário de Administração, Estevam Calvo.
Como parte do cronograma
de trabalho do departamento, durante esta semana a equipe do RH deu início aos
treinamentos dos secretários e servidores responsáveis pelos RH’s setoriais.
“Fizemos uma primeira apresentação para o prefeito Ari Lafin, o vice-prefeito Gerson Bicego, o controlador do município, Laércio Garcia, o procurador do município, Daniel Melo e os secretários e, posteriormente, demos
início aos treinamentos com os RH’s setoriais”, explica a psicóloga do RH Verônica
Berzuini.
De acordo com a psicóloga,
o próximo passo será capacitar todos os servidores públicos. “Fizemos um
cronograma e iremos nos reunir com todos os servidores para apresentar a eles,
inicialmente, os seguintes temas: a cultura e estrutura organizacional a qual
pertence, falar sobre direitos e deveres, código de ética, canais de
comunicação, além de buscar os treinamentos específicos para cada área, quando
solicitados”.
O Departamento de Recursos
Humanos está composto de duas psicólogas, uma técnica de segurança do trabalho
e uma assistente social. O RH ainda está responsável por questões relacionadas
à segurança do trabalho. “Nossa equipe ainda irá mediar a relação da
Administração com os servidores, estabelecendo um espaço de escuta direta para
levantamento de estratégias de melhorias das relações de trabalho”, pontua
Verônica.
Entre os canais de
comunicação para denúncias, elogios e sugestões, que serão acompanhados pela
equipe do RH, está a Ouvidoria, presente no site da Prefeitura de Sorriso
(www.sorriso.mt.gov.br), que deve ser usada tanto por servidores públicos, para
formalizar denúncias e sugestões internas, como por toda a população.