Empresa dará suporte em pesquisa, assistência e extensão rural para pequenos produtores

Pensando no fortalecimento da agricultura familiar e na cadeia produtiva da base do município, ontem (07), o prefeito Ari Lafin assinou um termo de cooperação técnica com o diretor presidente da Empresa Mato Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Layr Mota da Silva, para a manutenção da empresa no município.

Conforme o convênio, a equipe técnica da Empaer, formada por três profissionais, continuará atuando em Sorriso por mais três anos – o convênio pode ser novamente renovado; com o objetivo de ofertar aos produtores rurais conhecimentos e tecnologias como suporte aos sistemas produtivos.

Outra meta é contribuir para o desenvolvimento sustentável do município nas suas dimensões econômica, ecológica e social, “ampliando o espaço de atuação para além da etapa agrícola da cadeia produtiva”, salienta Lafin.

Segundo o prefeito, “toda nossa equipe está trabalhando unida para garantir que o pequeno produtor tenha um espaço cada vez maior na economia sorrisense. Destacamos a importância da assinatura desse convênio que irá agregar conhecimentos técnicos ao setor”, disse.

“Acreditamos que com a equipe técnica da Empaer e os nossos profissionais da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente atuando juntos, teremos autossuficiência na produção de alimentos e que isso gere mais excedentes comerciais”, acrescentou o prefeito.

Para o diretor presidente da Empaer, Layr Silva, “Sorriso está no caminho certo ao investir no desenvolvimento da agricultura familiar. Hoje, 70% do alimento que consumimos no dia a dia, tem origem na agricultura familiar”, comentou. Silva também destacou que a Empaer “está de portas abertas para as necessidades do município” e parabenizou o prefeito pelo empenho “por tentar fazer da Capital do Agronegócio também a Capital da Agricultura Familiar”.

O convênio passa a valer a partir de ontem (07), e como contrapartida, a Prefeitura Municipal deverá dar o apoio para que a Empresa mantenha as atividades no município, bem como disponibilizar um veículo para a realização das visitas técnicas às comunidades rurais, além de servidor para auxiliar na parte administrativa.

Avanços no setor

Priorizando a agricultura familiar, no dia 03 de agosto, a Administração Municipal realizou a entrega de uma patrulha mecanizada para uso exclusivo da Associação de Produtores do Alto Celeste (Aprocel), integrada por moradores do Assentamento Jonas Pinheiro.

Avaliada em R$ 106.390,00, a patrulha é composta por um trator, uma carreta agrícola para trator, uma grade aradora e um distribuir de calcário. Essa é a segunda patrulha a ser cedida para o Assentamento Jonas Pinheiro, no ano passado a Associação de Mulheres Produtoras da Poranga também recebeu equipamentos.

Além disso, os agricultores contam com o maquinário da Prefeitura para realização dos serviços nas propriedades. Recentemente, no último fim de semana de julho, o Assentamento Jonas Pinheiro foi sede 7º Torneio Leiteiro do município.

As famílias residentes no Assentamento Santa Rosa, também contam com o maquinário disponibilizado pela Administração no Distrito de Boa Esperança para execução dos trabalhos.