Conscientizando sobre a importância da segurança e da saúde no ambiente de trabalho, o abril verde é um mês em que os setores de rh e as CIPAS de diversas empresas se empenham em promover eventos internos para garantir que os trabalhadores cumpram as diretrizes de segurança e entendam a importância da saúde e segurança no trabalho.
A SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) é um evento realizado pelas empresas durante o abril verde que conscientiza os trabalhadores sobre a importância da saúde e segurança no ambiente de trabalho.
Em abril também é feita a campanha de abril azul, voltada à conscientização do autismo, promovendo debates sobre a condição e sobre formas de inclusão de pessoas autistas na sociedade.
Com o feriado prolongado se aproximando de Sexta-feira Santa (18) e Tiradentes (21), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), reforça a estrutura de atendimento médico entre os dias 18 e 21 de abril, garantindo assistência à população em casos de urgência e emergência. Os serviços funcionarão em unidades estratégicas, retornando as atividades na terça-feira (22 de abril). Durante esse período, as unidades também contarão com atendimento odontológico de urgência, das 7h às 19h, todos os dias.
A orientação é que a população se mantenha atenta aos horários de funcionamento de cada unidade.
Confira:
Atendimento 24 horas
UPA Sara Akemi Ichikawa: Permanecerá aberta 24 horas por dia, todos os dias, sem interrupções.
Upinha Zona Leste: Funcionará ininterruptamente de sexta-feira (18 de abril), às 18h, até terça-feira (22 de abril), às 6h. Durante o feriado, também haverá plantão odontológico (dentista) de urgência, das 7h às 19h.
Farmácia Cidadã Central Takeo Watanabe: Funcionará sem fechar, com atendimento 24 horas.
Horários diferenciados
Upinha Rota do Sol e PSF Central: Atenderão na sexta (18) e segunda-feira (21), das 7h às 19h. Fechará no sábado e domingo.
As demais repartições da Semsa, como o Ambulatório Multiprofissional Especializado (AME), os Postos de Saúde da Família (PSFs) e o Centro de Reabilitação Renascer, estarão fechadas durante o feriado e retomarão o atendimento normal na terça-feira, dia 22 de abril.
A Semsa reforça a importância de buscar atendimento nas unidades conforme a urgência evitando sobrecarregar as emergências. Em situações leves, recomenda-se aguardar o retorno das unidades básicas.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).