Sob o comando do responsável pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Sorriso (Compdec), o sargento BM da reserva Alberto dos Santos, a operação tem o objetivo de acolher pessoas que vivem em estado de vulnerabilidade social e, em especial, resguardar a integridade de toda a população, tendo em vista que o aumento no número de moradores de rua tem causado transtornos e insegurança à população.

A operação foi realizada em pontos de maior circulação de moradores de rua, como a Rodoviária Municipal, Marco Zero e nas praças da Juventude e das Fontes.

Durante a ação foram abordadas 13 pessoas em situação de rua. Destas, somente uma aderiu ao serviço de acolhimento ofertado e foi encaminhado pela equipe do Creas para a casa de passagem. Na Praça das Fontes foram abordadas seis pessoas que faziam uso de bebidas alcoólicas, sendo que quatro eram menores de idade. Todos foram conduzidos à delegacia. Alguns moradores de rua aceitaram receber ajuda para retornarem às suas famílias.

Durante as ações, a equipe de abordagem faz o trabalho de acolhimento e oferece atendimento especializado para que possam sair da situação de rua, além de auxílio no retorno ao mercado de trabalho ou à sua família ou cidade de origem. Caso seja constatado o cometimento de algum crime ou contravenção penal por parte de algum indivíduo abordado será repassado imediatamente às policias Civil e Militar para que sejam tomadas as providências legais.

“O trabalho de abordagem nas ruas será contínuo, a fim de garantir segurança e tranquilidade aos munícipes”, diz o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, José Carlos Moura.

A “Operação Acolhida” conta com apoio de guarnições da Policia Militar. Além de solicitar que as abordagens fossem intensificadas, o prefeito Ari Lafin autorizou a destinação de mais recursos para reforçar o policiamento nas ruas de Sorriso, por meio da Atividade Delegada. “Serão abordagens conjuntas e contínuas na busca de ajudar essas pessoas, através dos programas que a Prefeitura oferece e, consequentemente, deixar a população mais tranquila”, reforça o Prefeito.

Acolhida especializada

A Secretaria de Assistência Social realiza o trabalho de acolhimento e direcionamento da população que reside nas ruas por meio da equipe de abordagem do Creas.

“Os munícipes têm um papel importante nesse processo, não dando esmolas às pessoas em situação de rua e sim encaminhando ao Creas para que recebam atendimento especializado”, diz a gestora da pasta, Jucélia Ferro.

Foi abordado por uma pessoa em situação de rua? Alguém pedindo dinheiro porque está sem abrigo e não tem para onde ir? Anote o número do Creas em seus contatos e permita que esta pessoa receba a ajuda que precisa para sair desta situação. Os telefones de contato são 3544 9683, 3545 1577 ou pelo Disque 100.

O Creas fica localizado na rua Otávio de Souza Cruz, 275, próximo ao Park Shopping Sorriso. Até o dia 20 de janeiro a unidade estará aberta ao público em horário reduzido, das 7h às 12h.