Realizar controle de natalidade em cães e gatos com um olhar humanizado e a percepção de que são seres vivos e merecem carinho. É com esse intuito que a Prefeitura e a Câmara Municipal, realizaram nesta manhã (13), a doação de um trailer com 9,6 metros de comprimento, denominado Castramóvel para a Associação de Protetores de Animais Focinhos Carentes.

De acordo com a presidente da Associação, Ana Paula Viganó, foi realizada uma parceria com a Administração Municipal para que o veículo fique estacionado nas proximidades de Unidades Básicas de Saúde e escolas municipais de bairros carentes para realizar a castração de cães e gatos. Ana Paula destaca que todos os animais irão passar por triagem e todos os procedimentos seguirão as exigências do Conselho Regional de Medicina Veterinária.

Durante a cerimônia de entrega, a também integrante da Focinhos Carentes, Ana Paula Ritter Acenzo, lembrou que o recebimento do veículo é um sonho. “Tudo começou com um grupo de whats e se transformou nisso. Sabemos que não será fácil, mas Sorriso será espelho para outros municípios”, ressaltou.

Ana Paula Acenzo também agradeceu a antiga administração, o ex-prefeito Dilceu Rossato e o atual prefeito Ari Lafin pelo empenho na liberação do trailer e auxílio em todos os momentos que a Associação os procurou. “Quero agradecer também o Gavasso, o Gerson Bicego, o Sardi, a família da Nayara e tantos outros que nos auxiliam”, disse.

O presidente da Câmara de Vereadores, Fábio Gavasso, aproveitou para agradecer também aos 11 vereadores da gestão passada e a atual gestão, o atual e o ex-prefeito no empenho para a liberação do Castramóvel, além de toda a equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. “Temos aqui o resultado de um grande trabalho de parceria, de uma grande equipe”, comentou.

Gavasso destacou a importância do  trabalho de controle de natalidade que terá início com o Castramóvel “com certeza esse trabalho será referência no país e esse veículo está em ótimas mãos”, pontuou.

Já o prefeito em exercício, Gerson Bicego, parabenizou toda a equipe envolvida no processo e desejou sucesso a Associação Focinhos Carentes na nova jornada. Bicego lembrou que os animais acolhidos pela Associação são “seres vivos que precisam de carinho e amor e retribuem todo o cuidado que recebem”. O prefeito também destacou que Sorriso está à frente de muitos municípios brasileiros em vários sentidos “e esse veículo para o controle da natalidade canina e felina é um desses exemplos”, citou.

Com investimentos públicos de R$ 226 mil, o trailer é novo, com ano e fabricação de 2017, está equipado com uma sala de tricotomia, uma sala cirúrgica, outra sala pós-cirúrgica, além de um toalete. O veículo também recebeu R$ 25 mil em investimentos próprios da Associação Focinhos Carentes.